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Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

44 Atividades de português para ensino fundamental
 
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
 
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS

01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva:
a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo.
b) o melhor era que ela falasse a verdade.
c) saiba que estudei muito para esta prova.
d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado.
e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho.

02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva:
a) a verdade é que eles não viram nada.
b) é indiscutível que tudo valeu a pena.
c) sabe-se que a notícia é verdadeira.
d) parece que tudo mudou agora que sou adulto.
e) acontece que ela mentiu sem necessidade.

03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta:
a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.)
b) o choque que a mãe levou fez com que saísse da letargia. (No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa.)
c) minha mãe, que é minha amiga, foi quem me ajudou. (No período, há uma oração subordinada adjetiva
restritiva.)
d) todos os tratamentos que fiz foram bons. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.)
e) “só sei que nada sei! ” (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva)

04. “Após a apresentação, o ministro tarso genro destacou ainda que a mudança no comportamento dos motoristas deve ocorrer a partir da conscientização dos brasileiros. É um ato de consciência dos cidadãos”.
a oração “que a mudança no comportamento dos motoristas” pode ser classificada como subordinada substantiva:
a) subjetiva
b) completiva nominal
c) objetiva indireta
d) predicativa
e) objetiva direta
05. Só não traz uma oração subordinada adjetiva a alternativa:

a) “o país que produziu alguns dos mais famosos mitos olímpicos e dionisíacos deste século…”
b) “… espaços para garantir os direitos mínimos que os seringueiros nunca haviam tido…”
c) “… seringueiros e índios, que sob sua influência se aliaram numa grande frente conhecida pelo nome de povos da floresta. ”
d) “… como achava que morreria em vão…”
e) “… suas ideias enfrentavam a oposição violenta dos latifundiários, dos madeireiros e dos grandes projetos agropecuários que vivem do desmatamento desordenado da Amazônia. ”

06. Na frase “As imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos”, a oração sublinhada pode ser classificada como oração:
a) subjetiva
b) completiva nominal
c) objetiva indireta
d) predicativa
e) objetiva direta

07. No trecho “Um se encarrega de comprar camarões“, a oração destacada é:
a) subordinada substantiva completiva nominal, reduzida de gerúndio.
b) subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo.
c) subordinada substantiva subjetiva, reduzida de gerúndio.
d) subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo.
e) subordinada substantiva apositiva, reduzida de infinitivo.

08. Leia a frase abaixo:
A verdade é que ele não passava de um impostor”.
Assinale a alternativa cuja oração destacada apresente a mesma classificação sintática da oração destacada acima.
a) só resta uma alternativa: encontrar o remédio.
b) tenho a impressão de estar sempre no mesmo lugar.
c) lembre-se de comprar todos os remédios.
d) nosso desejo era encontrares o teu caminho.
e) todos querem que você compareça.

09. Analise a oração abaixo:
“A maconha, que é tratada como algo sem consequências, é uma porta de entrada no mundo das drogas ilícitas. ”
Reconhecemos na oração destacada a palavra que cujo valor é um pronome relativo. Sendo assim é CORRETO afirmar que a oração em destaque é:
a) subordinada substantiva completiva nominal
b) subordinada adjetiva explicativa
c) subordinada adjetiva restritiva
d) subordinada substantiva apositiva
e) subordinada substantiva subjetiva

10. assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa
a) compreendemos que o ponto da lição era difícil.
b) uma boa medida é que se ande de camisa aqui dentro.
c) estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
d) era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para a realização do evento.
e) é de fato uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época

EXERCÍCIOS: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

01. A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é:
a) Desde que o vi, me apaixonei.
b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair.
c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça.
d) Diga-me se a proposta lhe interessa.
e) Falou sem que nos convencesse.

02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. Assinale a alternativa cuja classificação esteja ERRADA:
a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande. ” (Oração subordinada adverbial concessiva)
b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados. ” (Oração subordinada adverbial consecutiva).
c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (Oração subordinada adverbial concessiva)
d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (Oração subordinada adverbial comparativa)
e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (Oração subordinada adverbial condicional)

03. No período: “Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados. ”, a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal
b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva

04. Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se que você não estuda. .
b) Falam que você não estuda.
c) Fala-se tanto que você não estuda.
d) Comeu tanto que ficou doente
e) Quando saíres, irei contigo.

05. Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções.

06. No período – “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a. quanto mais leio este autor menos o entendo;
b. choveu tanto, que não pudemos sair;
c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d. quanto menos vontade, mais negligência;
e. quanto mais se lê, mais se aprende.

07. Em: “O moço ficou tão emocionado que chorou, a segunda oração é subordinada adverbial
a) comparativa;
b) proporcional;
c) consecutiva;
d) causal;
e) temporal.

08. Em: “Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:
a) final
b) concessiva
c) condicional
d) conformativa
e) temporal

09. A oração destacada no período: “ … mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes. ” (Lygia Fagundes Telles) expressa um aspecto:
a. temporal
b. concessivo
c. causal
d. conformativo
e. condicional

10. Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo:
“Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta. ”
a) Subordinada adverbial causal
b) Subordinada adverbial final
c) Subordinada adverbial temporal
d) Subordinada adverbial consecutiva
e) Subordinada adverbial conformativa

11. Assinale a oração classificada corretamente.
a) Como diz o povo, tristezas não pagam dívidas. (Subordinada adverbial comparativa)
b) Não serás bom advogado, sem que estudes muito. (Subordinada adverbial consecutiva)
c) Cumprirei minhas tarefas mesmo que a oposição critique. (Subordinada adverbial concessiva)
d) Quanto mais se tem, mais se deseja. (Subordinada adverbial causal)
e) Aproximei-me a fim de que pudesse ouvi-la. (Subordinada adverbial proporcional)

12. Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. Assinale-a:
a) subordinativa concessiva -” Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir”;
b) subordinativa condicional – “Digam o que quiserem contanto que não me ofendam”;
c) subordinativa temporal – “Mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo”;
d) subordinativa final – “Saiu sem que ninguém percebesse”;
e) subordinativa causal – “Como estou doente, não comparecerei”.

13. As orações subordinadas adverbiais, exercem função de adjunto adverbial. Analise os períodos abaixo identificando a circunstância de cada um. Em seguida assinale a opção CORRETA:
I. Só fui ter consciência disso, quando mais tarde percebi que poderia perder outro filho.
II. A reação da mãe foi tamanha que procurou recuperar o tempo perdido.
As orações em destaque são respectivamente:
a) Subordinada adverbial temporal e conformativa.
b) Subordinada adverbial causal e concessiva.
c) Subordinada adverbial temporal e consecutiva.
d) Subordinada adverbial causal e proporcional

14. “A reação do adversário foi tamanha que assustou o campeão”. A oração em destaque é:
a) subordinada adverbial causal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) subordinada adverbial concessiva;
e) subordinada adverbial comparativa.

EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

1. (UFSM) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

2. (Tuiuti) Em: “Estudam, porém não trabalham”, a oração destacada é:
a – (  ) subordinada adverbial consecutiva
b – (  ) coordenada sindética adversativa
c – (  ) coordenada sindética conclusiva
d – (   ) subordinada substantiva predicativa
e – (   ) n. d. a

3. Classifique as orações coordenadas segundo o código expresso abaixo:
(   ) Preparou-se muito bem para a avaliação, logo obterá um ótimo resultado.
(   ) Márcia é alegre e bastante extrovertida.
(   ) Ora estuda, ora trabalha na empresa comandada pela própria família.
(   ) Não pôde comparecer à festa, porque não estava se sentindo muito bem.
(   ) Não compareceu à reunião, porém tratou logo de enviar as devidas justificativas.
(1) Oração coordenada sindética adversativa
(2) Oração coordenada sindética aditiva
(3) Oração coordenada sindética explicativa
(4) Oração coordenada sindética alternativa
(5) Oração coordenada sindética conclusiva

4. Levando em conta os conhecimentos de que dispõe acerca das orações coordenadas, sublinhe a conjunção e classifique as orações que seguem:
a - Às  vezes censuramos os defeitos das outras pessoas, mas nos esquecemos dos nossos.
b - Não pude comparecer à aula, porque hoje não me senti muito bem.
c - Não compareci à festa de aniversário, no entanto pedi que entregassem o presente.
d - Admiro bastante meu melhor amigo, pois ele é muito generoso com as pessoas.
e - Ora viajava com a família, ora viajava a trabalho.


ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS E ASSINDÉTICAS - 2


1. Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:


( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz “desde pequenina. (  )
b) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso. (  )
c) Acendeu o “abajur”, guardou os chinelos e deitou-se. ( )
d) Não se preocupe, que estaremos aqui. (  )
e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. (  )
f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. (  )
g) Não vá embora ou eu vendo esta casa. (  )
h)Não é maldade, nem egoísmo. (  )
i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. (  )
j) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova. (  )
l) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.( )
m) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho.(  )
n) Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras.(   )
o) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres.(  )
p) O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.()
q) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha.( )
r) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso.(   )
s) Ora sorri, ora chora amargamente. (  )


2. Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada:

a) Todos prometeram ajudar. Muitos  não cumpriram a promessa.
b) O homem acende o cigarro. O homem dá uma tragada. O homem joga o cigarro pela janela.
c) Ele trabalhava durante o dia. Estudava à noite.
d) Ele é o professor. Devemos respeitá-lo.
e) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
f) Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos.

3. No período: “Material comprado, mão de obra contratada e terreno preparado”, temos:

a) Três subordinadas substantivas.
b)  Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva.
c)  Três orações coordenadas.
d)  Uma oração principal e duas orações subordinadas.
e)  Quatro orações coordenadas.

4. Coloque C (certa) ou E (errada) para as alternativas em que a oração em destaque foi INCORRETAMENTE analisada:

a (    ) Compre o bilhete porque o sorteio será amanhã. (Oração coordenada sindética conclusiva)
b (    ) Viu o acidente e socorreu as vítimas. (Oração coordenada sindética aditiva)
c (    ) O professor fala muito, questiona bastante. (Oração coordenada assindética)
d (    ) Volte cedo, pois iremos à festa. (Oração coordenada sindética explicativa)
e (    ) Não correu nem brincou. (Oração coordenada sindética aditiva)
f (    )  O guerreiro armou-se e foi à guerra(Oração coordenada sindética aditiva)
g (   ) Discutiram, mas não chegaram a nada. (Oração coordenada sindética adversativa)
h (    ) A música se aviva, o ritmo torna-se irresistível, frenético, alucinante(Oração   coordenada assindética)
i (    ) Trabalhou e não recebeu. (Oração coordenada sindética aditiva)
j (    ) Eu o considero; quero, pois, contar-lhe um segredo. (Oração coordenada sindética aditiva)
k (    )Quer em casa, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração coordenada sindética alternativa)

5. “Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA. ”

A oração destacada classifica-se como
a) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial consecutiva.
c) subordinada adverbial condicional.
d) coordenada assindética explicativa.
e) coordenada sindética conclusiva.

6. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.

4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto;
b) por isso, porque, mas, portanto, que;
c) logo, porém, pois, porque, mas;
d) porém, pois, logo, todavia, porque;
e) entretanto, que, porque, pois, portanto.



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