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Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

 

PLANO DE ESTUDOS

CLASSE GRAMATICAL: VERBO

 
Descrição:

Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.

 
Habilidades da BNCC:
 
EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
 
EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.
 
EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.
 
EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
 
EM13LP09: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
 
EM13LP43: Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, <i>gifs</i>, <i>remixes</i> variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.
 

Ponto inicial

O plano de estudos vai conduzi-lo a um novo aprendizado com novas descobertas sobre os verbos.

Abra os links, leia e assista com atenção, eles contribuirão para o seu aprendizado e vai ajudá-lo a encontrar as repostas para as atividades deste plano de estudos.

 
Objetivos

Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:

  • Conhecer a estrutura e as características do verbo.
  • Identificar o verbo e seu uso na oração.
  • Explicar a diferença entre verbos regulares e irregulares.
  • Reconhecer os modos verbais e sua intencionalidade.
 
Conteúdos

Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:

  • O verbo: uso e identificação.
  • A estrutura do verbo.
  • A pessoa e o número.
  • Os tempos verbais.
  • O modo verbal.
  • Os verbos regulares e os irregulares.
  • As formas nominais do verbo.
 
Atividades

1. Acesse o link abaixo para realizar a atividade: 

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-verbos.htm

2. Após assistir as vídeo aulas indicadas, responda as atividades a seguir:

Leia o seguinte fragmento para responder às questões 1,2 e 3:

“Ah, quase ninguém vê
Quanto mais o tempo passa
Mais aumenta a graça em te viver (...)”
(https://www.letras.com.br/tiago-iorc/amei-te-ver)

1) Os verbos do trecho da música estão no modo indicativo, exceto o último verbo que está no:

a) presente - infinitivo
b) pretérito imperfeito - gerúndio
c) presente - particípio
d) pretérito perfeito - gerúndio
e) pretérito perfeito - infinitivo

2) Se passássemos o primeiro verbo do trecho da música “ver” para, respectivamente, o pretérito perfeito e imperfeito, teríamos as formas:

a) viu - verá
b) via - viu
c) viu - vir
d) viu - ver
e) viu – via

3) Se o compositor da música tivesse criado o primeiro verso da seguinte forma,“Ah, quando ninguém vir”, estaria usando o verbo ver de forma, pois está nodo subjuntivo: 

a) incorreta - futuro
b) correta - futuro
c) correta - presente
d) incorreta - presente
e) incorreta – pretérito imperfeito
As questões a seguir não têm mais relação com o fragmento anterior:

4) Observe os verbos sublinhados nas frases abaixo.

I – “Essas falhas de arbitragem trouxeram à tona a discussão”.
II – “O auxiliar Marco acionará o árbitro”.
III – “A bola batia no travessão”.
IV – “A partida contra a Alemanha ficaria empatada por 2 a 2”.
V – “A partida estava empatada por 0 a 0”.

Os verbos que se encontram no mesmo modo e tempo verbal estão nas afirmativas:

a) I, II e III apenas.
b) III, IV e V apenas.
c) I, III e V apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e V apenas.

5) Post falso alerta que Facebook pode cobrar por privacidade. Mensagens diz que a rede cobrará seis euros para manter dados privados. Facebook esclarece que a informação 'não procede'. 

(http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/post-falso-alerta-que-facebook-pode-cobrar-por-privacidade.html

Conforme o trecho de uma notícia da internet, podemos concluir que:

a) A postagem ocorreu no exato momento em a notícia foi divulgada.
b) O verbo “alertar” reforça a ideia de futuro.
c) A maioria dos verbos está no pretérito perfeito do indicativo.
d) O jornalista utilizou principalmente verbos no presente do indicativo para um fato já ocorrido.
e) O jornalista utilizou verbos no presente do indicativo para marcar ação habitual.

 
Ponto final

Ao final deste roteiro, você deverá ser capaz de:

  • Conhecer a estrutura e as características do verbo;
  • Identificar o verbo e seu uso na oração;
  • Aplicar os conhecimentos da conjugação verbal;
  • Diferenciar verbos regulares e irregulares;
  • Reconhecer os modos verbais e sua intencionalidade.

 

Importante! Caso tenha alguma dúvida sobre esses assuntos, retome as etapas do roteiro.

 
 
Gabarito

1-A 

O último verbo apresenta um verbo que  está no presente  do modo indicativo pois, exprime fatos, certezas.

2-E 

Ao passarmos  o primeiro verbo do trecho da música “ver”  ao pretérito perfeito  temos a forma “viu” pois, expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado, já na forma do verbo pretérito imperfeito expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado, indicando a forma “via”.

3-B 

Se o compositor da música tivesse criado o primeiro verso da seguinte forma, “Ah, quando ninguém vir”, estaria usando o verbo ver de forma, pois está nodo subjuntivo do futuro, portanto correta.

4-E 

Os verbos que se encontram no mesmo modo e tempo verbal são os verbos batia e estava.

5-D 

O jornalista utilizou principalmente verbos no presente do indicativo para um fato já ocorrido.

 

Atividade escrita por: Mário Antônio Paixão

  
"Algumas vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas para nos colocar na direção das melhores coisas que poderíamos viver".

BONS ESTUDOS!

 

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