PLANO DE ESTUDOS
CLASSE GRAMATICAL: VERBO
Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.
EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.
EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
Ponto inicial
O plano de estudos vai conduzi-lo a um novo aprendizado com novas descobertas sobre os verbos.
Abra os links, leia e assista com atenção, eles contribuirão para o seu aprendizado e vai ajudá-lo a encontrar as repostas para as atividades deste plano de estudos.
O que é verbo?
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-verbo/Classes gramaticais: verbo.
https://www.youtube.com/watch?v=XqWrv4tI7b0&t=101s- Verbo- modo: indicativo, subjuntivo e imperativo.
https://www.youtube.com/watch?v=5uOv1OxtDKg
Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:
- Conhecer a estrutura e as características do verbo.
- Identificar o verbo e seu uso na oração.
- Explicar a diferença entre verbos regulares e irregulares.
- Reconhecer os modos verbais e sua intencionalidade.
Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:
- O verbo: uso e identificação.
- A estrutura do verbo.
- A pessoa e o número.
- Os tempos verbais.
- O modo verbal.
- Os verbos regulares e os irregulares.
- As formas nominais do verbo.
1. Acesse o link abaixo para realizar a atividade:
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-verbos.htm
2. Após assistir as vídeo aulas indicadas, responda as atividades a seguir:
Leia o seguinte fragmento para responder às questões 1,2 e 3:
“Ah, quase ninguém vê
Quanto mais o tempo passa
Mais aumenta a graça em te viver (...)”
(https://www.letras.com.br/tiago-iorc/amei-te-ver)
1) Os verbos do trecho da música estão no modo indicativo, exceto o último verbo que está no:
a) presente - infinitivo
b) pretérito imperfeito - gerúndio
c) presente - particípio
d) pretérito perfeito - gerúndio
e) pretérito perfeito - infinitivo
2) Se passássemos o primeiro verbo do trecho da música “ver” para,
respectivamente, o pretérito perfeito e imperfeito, teríamos as formas:
a) viu - verá
b) via - viu
c) viu - vir
d) viu - ver
e) viu – via
3) Se o compositor da música tivesse criado o primeiro verso da seguinte forma,“Ah, quando ninguém vir”, estaria usando o verbo ver de forma, pois está nodo subjuntivo:
a) incorreta - futuro
b) correta - futuro
c) correta - presente
d) incorreta - presente
e) incorreta – pretérito imperfeito
As questões a seguir não têm mais relação com o fragmento anterior:
4) Observe os verbos sublinhados nas frases abaixo.
I – “Essas falhas de arbitragem trouxeram à tona a discussão”.
II – “O auxiliar Marco acionará o árbitro”.
III – “A bola batia no travessão”.
IV – “A partida contra a Alemanha ficaria empatada por 2 a 2”.
V – “A partida estava empatada por 0 a 0”.
Os verbos que se encontram no mesmo modo e tempo verbal estão nas afirmativas:
a) I, II e III apenas.
b) III, IV e V apenas.
c) I, III e V apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e V apenas.
5) Post falso alerta que Facebook pode cobrar por privacidade. Mensagens diz que a rede cobrará seis euros para manter dados privados. Facebook esclarece que a informação 'não procede'.
Conforme o trecho de uma notícia da internet, podemos concluir que:
a) A postagem ocorreu no exato momento em a notícia foi divulgada.
b) O verbo “alertar” reforça a ideia de futuro.
c) A maioria dos verbos está no pretérito perfeito do indicativo.
d) O jornalista utilizou principalmente verbos no presente do indicativo para um fato já ocorrido.
e) O jornalista utilizou verbos no presente do indicativo para marcar ação habitual.
Ao final deste roteiro, você deverá ser capaz de:
- Conhecer a estrutura e as características do verbo;
- Identificar o verbo e seu uso na oração;
- Aplicar os conhecimentos da conjugação verbal;
- Diferenciar verbos regulares e irregulares;
- Reconhecer os modos verbais e sua intencionalidade.
Importante! Caso tenha alguma dúvida sobre esses assuntos, retome as etapas do roteiro.
1-A
O último verbo apresenta um verbo que está no presente do modo indicativo pois, exprime fatos, certezas.
2-E
Ao passarmos o primeiro verbo do trecho da música “ver” ao pretérito perfeito temos a forma “viu” pois, expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado, já na forma do verbo pretérito imperfeito expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado, indicando a forma “via”.
3-B
Se o compositor da música tivesse criado o primeiro verso da seguinte forma, “Ah, quando ninguém vir”, estaria usando o verbo ver de forma, pois está nodo subjuntivo do futuro, portanto correta.
4-E
Os verbos que se encontram no mesmo modo e tempo verbal são os verbos batia e estava.
5-D
O jornalista utilizou principalmente verbos no presente do indicativo para um fato já ocorrido.
Atividade escrita por: Mário Antônio Paixão
BONS ESTUDOS!
Comentários
Postar um comentário