Pular para o conteúdo principal

Atividade Suplementar - 6º ano

Contos De Fadas Imagens – Download Grátis no Freepik

Contos de fadas: lições para a vida - 6º ANO  

 

1. O que é?

2. Estrutura

3. Atividade

 

1. O que é?

Os contos de fadas são histórias que, desde a antiguidade, as pessoas transmitem de geração em geração. Muito tempo se passou desde sua origem, mas esses textos foram lidos e relidos em todas as épocas e são até hoje.

No princípio, os contos tinham como público-alvo os adultos e caracterizavam-se por serem narrativas bastante fortes, que mostravam traições, vinganças e mortes. Com o tempo, esses contos sofreram diversas adaptações até chegar à forma hoje conhecida, muito mais voltada ao universo infantil do que ao adulto.

Em geral, pais e avós costumam ler para as crianças histórias que se passam em reinos distantes e envolvem príncipes, princesas, fadas, dragões, feiticeiros, dentre muitos outros elementos mágicos.

Alguns estudiosos acreditam que os contos de fadas sejam mais do que simples histórias contadas para entreter crianças e fazê-las dormir. Segundo eles, os ensinamentos sobre a essência humana presentes nos contos ajudariam a preparar leitores e ouvintes para a vida adulta. Por meio das histórias fictícias, a criança teria possibilidade de identificar muitas situações presentes em sua própria vida e, assim, poderia lidar melhor com o cotidiano.

Fonte: https://www.coladaweb.com/literatura/contos-e-mini-contos

 

2. Estrutura

Situação inicial:

No início, tudo está tranquilo, “a princesa vivia feliz em seu castelo”. Pode-se também chamar de estabilidade, pois tudo está em paz. As personagens são felizes e têm uma vida muito calma.

Complicação ou conflito:

Há uma transformação, algo acontece e desequilibra a situação inicial. Pode-se também chamar de ruptura, pois um acontecimento inesperado rompe com toda a estabilidade inicial do conto. A paz transforma-se em pesadelo e as personagens não são mais felizes.

Desenvolvimento:

Nesta parte, a narrativa é tensa, há um confronto, pois as personagens devem encontrar uma forma de solucionar os problemas que aparecem.

Em “Cinderela”, aparece a fada madrinha que, por meio da magia, consegue transformá-la em princesa e ajudá-la a ir ao baile. Em “Chapeuzinho Vermelho”, aparece o caçador, que resgata Chapeuzinho e a avó da barriga do lobo. Em “A Bela Adormecida”, surge um belo príncipe que desperta a princesa do sono de cem anos.

Desfecho ou final:

É o momento posterior ao conflito, em que a estabilidade do início do conto é restaurada. O final é feliz, e as personagens ficam em paz.

Tempo:

Normalmente o tempo é indefinido, as histórias começam com “era uma vez”. Você deve estar pensando: mas nem todos os contos de fadas têm fadas e princesas!  Realmente, mas eles possuem a mesma estrutura e alguns elementos mágicos, portanto também podem ser chamados de contos maravilhosos! Há sempre um personagem que, se tiver uma boa conduta, terá um final feliz, recebendo uma recompensa, mas, se for ruim, será punido.

Narrador:

Normalmente o conto de fadas é narrado em terceira pessoa, isto é, quem conta a história não participa dela.

Temática:

Pode-se depreender dos temas, ensinamentos, como é o caso de “Chapeuzinho Vermelho”, cujo desfecho ensina às crianças que a obediência aos pais é sempre recomendada, para não se correr o risco de ter de enfrentar situações perigosas. A contextualização desse fato na vida real é perfeitamente pertinente.

Lugar:

Os principais cenários dos contos de fadas são as florestas, os bosques, os castelos, os palácios e os pequenos vilarejos.

 

3. Atividade

Além de estimular a imaginação, os contos de fadas ensina bons valores e ensinamentos que devemos praticar no dia a dia.  Selecione um conto de fadas e reflita: que tipo de ensinamento/ valores é possível obter da história que você escolheu?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...