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Atividade Suplementar - 7º ano

mito

MITOS - 7º ANO

1. Origem e função dos mitos

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, e que, acima de tudo, “jogue para a boca do mito” o que gostaria de impor, mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranqüilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo.

É o narrador quem constrói o esquema do mito, porém ele só nasce e se consolida a partir da aceitação coletiva, ou seja, o mito só existe quando ele cai no senso-comum. É ele quem dá a vida ao mito.

O mito possui três funções principais:

1. Explicar – o presente é explicado por alguma ação que aconteceu no passado, cujos efeitos não foram apagados pelo tempo, como por exemplo, uma constelação existe porque, há muitos anos, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta, mas uma deusa levou-as para o céu e transformou-as em estrelas.

2. Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições. O mito de Édipo existe em várias sociedades e tem a função de garantir a proibição do incesto, por exemplo. O “castigo” destinado a quem não obedece às regras funciona como “intimidação” e garante a manutenção do mito.

3. Compensar – o mito conta algo que aconteceu e não é mais possível de acontecer, mas que serve tanto para compensar os humanos por alguma perda, como para garantir-lhes que esse erro foi corrigido no presente, oferecendo uma visão estabilizada da Natureza e do meio que a cerca (Chauí, p. 162).

2. Características dos mitos

Tradicionalmente, os mitos possuem algumas características próprias e eram responsáveis por relatar a origem dos deuses e das coisas.

São narrativas que não possuem uma lógica rigorosa e utilizam-se de símbolos de fácil reconhecimento e compreensão. Nos mitos não há um limite definido entre o que é natural e o que é sobrenatural.

O surgimento do universo e dos elementos da natureza são os principais temas dos mitos. Para que todos possam compreender facilmente, utilizam-se da ideia de nascimento (gonos) das coisas. O nascimento é utilizado como dos principais símbolos presentes nos mitos por ser algo muito comum no cotidiano e simples de ser compreendido.

Desse modo, os relatos sobre a origem das coisas estão constantemente associados à ideia de um parto ou nascimento. Com isso, os mitos são repletos de relações entre os deuses que fazem nascer o universo e os elementos naturais.

Os mitos gregos que relatavam a origem das coisas podem ser divididos em duas categorias:

  • Teogonia: narrativas sobre o nascimento dos deuses e seu poder.
  • Cosmogonia: narrativas sobre o nascimento do universo e dos elementos da natureza.

Alguns exemplos de mitos:

  • Mito de Cronos - sobre o tempo e o nascimento dos deuses.
  • Mito de Pandora - sobre a primeira mulher, a curiosidade humana e o surgimento dos problemas no mundo (semelhante à passagem bíblica sobre Adão e Eva).
  • Mito de Orfeu e Eurídice - sobre o destino e a morte.
  • Mito de Eros e Psiquê - sobre o amor e sua união com a alma.
  • Mito de Narciso - sobre a beleza e a vaidade. 

 Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-mito/

3. Atividade 

- Pesquise os elementos da mitologia grega e a partir deles, encontrar ligações com as artes atuais (tv, filmes, músicas, HQs, seriados, livros contemporâneos, jogos, etc).  

- Com as informações obtidas em sua pesquisa responda: por que, em sua opinião, a mitologia grega é, até hoje, objeto de curiosidade e admiração das pessoas?
 
- Escolha um mito e reflita: que ensinamentos/ valores é possível obter do mito que você escolheu?. Não se esqueça de citar o mito escolhido.

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