Pular para o conteúdo principal

Mito da origem das estações - 7º ano

Técnicas de leitura: separamos 11 estratégias para ler mais e melhor
 
Deméter e Perséfone
 
        Deméter era a deusa do trigo e, de um modo geral, de toda a terra cultivada. Senhora dos cereais, não admira que os Romanos lhe tenham chamado Ceres.
        Da sua união com Zeus, teve uma filha, Perséfone (Prosérpina, para os Romanos). Era a sua única filha, que cresceu, muito bela e feliz, na companhia das ninfas e de duas meias‑irmãs, as deusas Ártemis e Atena.
        Hades, o deus dos infernos, que era irmão de Zeus e, portanto, seu tio, apaixonou-se perdidamente por ela. Um dia, quando a jovem passeava despreocupada pelos prados verdejantes, ao colher uma flor, a terra abriu-se de repente e Hades surgiu para a raptar e levar consigo para o mundo inferior sobre o qual reinava.
       Deméter ouviu os gritos de aflição da filha e correu para a ajudar, mas nada pôde fazer. Nem sequer sabia onde ela estava nem quem a tinha levado.
      Desesperada, começou a percorrer o mundo de lés-a-lés, em busca da filha, sem comer nem beber, sem se preocupar com o seu aspeto nem tratar de si, sem cuidar de nenhuma das suas tarefas.  Acabou por conseguir que o Sol, que tudo vê, lhe revelasse quem fora o raptor da filha. Decidiu então não mais voltar ao Olimpo, a morada dos deuses, e renunciou às suas funções divinas até que a filha lhe fosse devolvida.
      A terra foi ficando estéril e os homens com fome, pois as culturas secaram e morreram. Tudo era devastação e abandono. Então Zeus, responsável pela ordem no mundo, preocupado com a calamidade causada por Deméter, ordenou a Hades que devolvesse Perséfone. A jovem, porém, por fome ou instigada por Hades, comera já um bago de romã no mundo das sombras e esse pequeno gesto ligara-a para sempre ao reino do marido.
       Teve então de se chegar a uma solução de compromisso e a um acordo: Perséfone passaria metade do ano com a mãe, no Olimpo, e a outra metade com o marido, no mundo dos infernos.
Assim, quando Deméter tem a filha ao pé de si, está feliz e a natureza floresce: é o tempo da primavera e do verão. Mas quando Perséfone tem de regressar para junto de Hades, Deméter mergulha de novo na maior tristeza: começa então o outono, vem depois o inverno e a desolação na natureza. E é essa a causa do ciclo das quatro estações.

Fonte: http://www.olimpvs.net/index.php/mitologia/a-origem-das-estacoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...