Pular para o conteúdo principal

Reflexão e interação - 6º ano

 A ÁRVORE DOS PROBLEMAS

Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
O pneu do seu carro furou, a serra elétrica quebrou, cortou o dedo, e ao final do dia o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa.
Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.
Quando chegaram à sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens estavam caminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou­-se.
Os traços tensos do seu rosto transformaram-­se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
– Por que você tocou na planta antes de entrar em casa?
O carpinteiro respondeu:
– Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte; e você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.

E aí!?

Você entendeu a moral da história? Deixe para nós a sua opinião sobre este texto nos comentários abaixo.
                                                                                                                                 Autor desconhecido

Comentários

  1. Bom, por mim o texto explica que o homem não levava uma vida calma e sem problemas, e sim uma vida cheia de problemas, com isso o homem decidia guardar com ele e não levar para a casa. Se ele levasse para a casa podia passar o problema para a família dele e deixar todos aborrecidos e preocupados para resolver eles. Quando ele sempre volta para pegar seus problemas ele já está calmo e relaxado,e consegue fazer tudo aquilo com facilidade.
    //Laura Saia\\

    ResponderExcluir
  2. - Esse texto me mostrou que os problemas que tenho eu não preciso de passar para as pessoas,e que eu não devo passar negatividade para elas!!.e amoral da história que eu entendi foi: nunca devemos deixar que os nosso problemas venham nos afetar!,e principalmente passar negatividade para as pessoas. :)


    assinado: ÊMILLY NANCY DOS PASSOS
    SÉRIE:6 ANO

    ResponderExcluir
  3. Para mim esse texto mostra que ele tinha amor a sua família, pois não queria que eles tivessem problemas. E que ele tinha seus problemas mas não deixava que isso afetasse a vida dele.
    //Bianca Furlan//

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi que os nossos problemas nao devem entrar na nossa casa pois a nossa casa e um lugar tranquilo que podemos estar nervoso , bravo mais a nossa familia e tudo que presisamos para ficar feliz.

    Davi dos
    Reis Soare

    ResponderExcluir
  5. O texto para mim fala sobre um carpinteiro que tem uma vida bastante problemática,quando chega em casa com medo de passar seus problemas para a sua família deixa seus problemas em uma árvore quando vai pegar seus problemas de volta tem menos que a metade comparado a quando deixou seus problemas lá.

    ResponderExcluir
  6. Os problemas são nossos, nunca devemos passar ponto negtivo para nenhuma pessoa!!

    ResponderExcluir

  7. Eu entendo que ele era um trabalhador que tinha muitos problemas no trabalho,e em casa ele tinha uma árvore que quando tocava todos os seus problemas ficavam lá e no dia seguinte tocava na árvore novamente e pegava seus problemas ,porque ele não queria levar problemas pra família
    \\ana Júlia evaristo//

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que mesmo com o nervosismo pelo trabalho não precisamos entrar em nossa casa nervosos nem cheios de problemas pois a nossa casa e um lugar de descanso e de paz e por isso temos que aproveitar nossos momentos em família e deixar de lado todo o stress.


    Rafaela Bertoli Araujo

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que os problemas do trabalho não devemos levar para casa, e que a família e lugar onde temos que ter paz ,amor e união.



    Beatriz Silva Mendes.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que todos ​os problemas que acontecia ele deixava naquela árvore, para que os problemas dele não afetasse a família dele e nem atrapalhasse a vida dele.
    Série: 6° ano

    ResponderExcluir
  11. A moral é n importa o problema nunca devemos levar o a família e amigos


    😓*Será que tá certo*😓

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu entendi que não devemos passar nossos problemas para nossa família, pois isso pode preocupa-lás. Então para não preocupar sua família o homem deixava seus problemas na árvore todas as noites depois do trabalho!
    // Letícia Rocha Machado \\
    // 6º ano \\

    ResponderExcluir

  13. Bom, eu entendi que o homem não leva os seus problemas para a casa ele deixa na sua árvore para não prejudicar sua família. para nao ficar nervoso com os filhos nem com a esposa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad