Pular para o conteúdo principal

Reflexão e interação - 9º ano



O DISCURSO DOS TEXTOS

A TRANSFORMAÇÃO DA RAIVA

Leia atentamente o texto abaixo e analise as imagens. Em seguida, responda:

[...] A raiva é uma das emoções humanas básicas necessárias à sobrevivência.
Quando expressa de maneiras saudáveis, ou quando canalizada e bem direcionada, forma a base da capacidade de ser assertivo, de lutar por objetivos e de defender-se quando atacado. Ao contrário, quando sumariamente reprimida, pode acumular-se dentro da pessoa e acabar até mesmo se voltando contra ela, como nos sintomas de autoataque (propensão a acidentes, tentativas de suicídio, doenças autoimunes), ou então manifestar-se sob os vários disfarces da hostilidade (entre os quais a superproteção, a sabotagem, as “brincadeiras” que, em vez de serem engraçadas, ofendem os outros). Há, também, os casos de pessoas que passaram muito tempo “engolindo a raiva” e, num dado momento, para surpresa geral, explodem como um vulcão, arrasando tudo e todos.
Quando a reação agressiva fica fora de controle, a raiva dá origem ao ódio e tende a expressar-se por condutas violentas e, portanto, destrutivas.
“Aprenda a controlar a raiva antes que ela controle você” é o título de uma publicação da Associação Americana de Psicologia que apresenta linhas de ação a serem desenvolvidas para conseguir lidar melhor com a raiva. É importante, em primeiro lugar, aprender a fazer a seguinte diferença: a raiva é uma emoção humana normal; no entanto, certas maneiras de expressá-la são socialmente inaceitáveis. Dizer: “Sou espontâneo, quando fico de cabeça quente ninguém me segura”, ou “ Sou assim mesmo, explosivo e genioso, e as pessoas têm de me aguentar”, significa que a pessoa não está se dando conta de que é violenta e precisa aprender a “aparar arestas”. Apesar de alguns, por temperamento, serem mais esquentadinhos do que a média, isso não significa que não possam aprender a acalmar-se antes de “entrar no vermelho”. Também aqueles que vivem cronicamente irritados, reclamando de tudo e todos, apresentam facilidade para se enraivecer acima da média. Com isso, fazem da própria vida algo azedo, ácido ou amargo. [...]

Maria Tereza Maldonado. Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência.  3. ed. São Paulo: Moderna, 2012. P. 80 – 82. (Fragmento).



a) Qual é tema do texto e das imagens?

b) Você consegue identificar pontos em comum entre o texto e as imagens? Explique seu ponto de vista?

Comentários

  1. a)- O texto fala sobre o comportamento do ser humano sob o "efeito" da raiva; fala sobre como a raiva é algo natural do ser humano, mas nas medidas e situações certas. As imagens apresentam, através da linguagem não verbal, um incentivo à paz e ao bem coletivo.

    b)- O texto e as imagens têm em comum a busca pela paz, para através desta, tornar o convívio entre as pessoas algo melhor. Acho muito importante esse tipo de incentivo, pois como no próprio texto fala, a raiva é uma reação natural e necessária para o ser humano, porém, se usada de forma errada, pode atrapalhar você mesmo e as pessoas que estão à sua volta.


    Ana Beatriz dos Santos Simões.

    ResponderExcluir
  2. Respostas.
    a) O texto trata de um assunto que é comum dentre todas as pessoas, o sentimento de raiva. Já as imagens, apresentam o contrário da raiva, a paz.

    b)Existem pontos em comum no texto e na imagem. O texto fala das várias maneiras que cada um sente e expressa a raiva, e fala algumas maneiras que seria o correto para todos usarem. Sendo assim, viveríamos em um ambiente com mais amor e paz, o que está se tratando as imagens.

    Thaynara.


    ResponderExcluir
  3. O tema do texto retrata sobre a raiva,que faz mal a nós mesmo e as pessoas! Agora ja da imagem explica que temos que ser relaxados, da paz ......
    B) Eu não consigo indentificar, mas no meu ponto de vista nao devemos ter raiva, porque é um sentimento muito ruim, devemos ser da paz, ser alegres, ser ter um tipo de emoção ruim

    ResponderExcluir
  4. a) O texto fala sobre as características da raiva e das pessoas que adotam esse sentimento de uma forma "negativa", mais tem como se controlar. Já as imagens mostram o contrario da raiva, a paz.

    b) Na minha opinião, não tem nada em comum entre os dois (a paz e a raiva), sim o oposto.

    Jhenifer Vilas Boas Andrade

    ResponderExcluir
  5. a) O tema do texto é sobre a raiva, a maneira que algumas pessoas não sabem lidar com ela. E como devem saber controlá-la. O tema das imagens, é sobre a paz. Sentir-se bem, feliz e confortável com tudo e todos.

    b) Consigo identificar pontos em comum entre o texto e as imagens, pois ambos têm uma ligação. De acordo com o meu ponto de vista, eu acredito que se uma pessoa está em paz, feliz, bem consigo mesmo, o que é muito importante... Ela será calma, uma boa pessoa, alguém muito legal de se conviver e terá boas amizades, relacionamentos. Quando se vive em paz, a raiva pode ser muito bem controlada. Você consegue se relacionar com si próprio sem explodir, fazendo coisas simples que deixam seu espírito realizado e preenchido de coisas boas, que te fazem bem.

    Ana Júlia Ribeiro Moura

    ResponderExcluir
  6. A)O tema do texto é sobre a raiva,uma das emoções básicas para a vida e o tema das imagens é totalmente ao contrário mostrando que temos que ter paz e amor.
    B)Não consigo identificar pontos em comum pois um é o oposto do outro,o texto diz que devemos controlar a raiva antes que ela nos controle pois se 'seguramos' por muito tempo uma hora iremos explodir igual ao vulcão e atingir todos ao nosso redor.Já as imagens nos mostram que devemos ter paz para vivermos tranquilos e amor para não conhecemos a raiva.

    Leticia Guilherme

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad