Pular para o conteúdo principal

Atividade suplementar - 6º ano




FORNO MICRO-ONDAS

Micro-ondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência, como as de rádio. Em 1939, o físico americano Albert Wallace Hull (1880-1966) desenvolveu o magnétron, um equipamento gerador de micro-ondas para radares de longo alcance.
A ideia de usar micro-ondas na cozinha, porém, apareceu por acaso em 1946, nos Estados Unidos, com o engenheiro eletrônico Percy Lebaron Spencer (1894-1970). Certo dia, Spencer saiu de casa com uma barra de chocolate no bolso da calça. Diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron. Em dado momento, resolveu comer o chocolate que trouxera de casa. Ao colocar a mão no bolso, porém, percebeu que a barra havia se derretido. Desconfiado de que as micro-ondas geravam calor, supôs que o chocolate teria ficado próximo demais das ondas que escapavam do tubo do magnétron. Como não sentira calor algum, resolveu fazer uma experiência: comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo. Em poucos minutos, as pipocas estavam estourando para todos os lados. Na realidade, Spencer não sentira calor porque não ficara de frente para o magnétron — recebendo, assim, apenas uma parcela da energia liberada pelas micro-ondas.
Na manhã seguinte, Spencer foi mais além: colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno buraco na lateral, voltado para o magnétron.
Um colega curioso resolveu olhar o que havia dentro do pote, e foi vítima de uma explosão: o ovo atingiu seu rosto. Spencer não demorou a entender o que acontecera: o ovo tinha cozinhado de dentro para fora e a casca se quebrara devido à pressão. “Se um ovo pode ser cozido tão rapidamente e de forma tão incomum”, perguntou-se o engenheiro, “por que não com outros alimentos?” Ele tratou então de desenvolver um forno que tirasse o máximo proveito das micro-ondas. Não foi uma tarefa muito difícil, já que o principal componente – o magnétron – estava bastante aperfeiçoado àquela época. Assim surgiu, em 1952, o primeiro forno de micro-ondas. Inicialmente, a venda ficou restrita a alguns restaurantes e empresas fornecedoras de refeições prontas, que acreditavam no Radar Range, nome com o qual Spencer patenteou o invento.
O forno não tinha muito apelo comercial devido ao seu aspecto de artefato bélico. Por isso, as primeiras remessas encalharam nas lojas. Só a partir de 1953, o forno começou a fazer sucesso. Fabricado também por outras empresas, o equipamento se parecia com um verdadeiro eletrodoméstico e tinha proporções compatíveis com o espaço disponível numa cozinha normal.
Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. p. 114-116




Interpretação

1.Explique o episódio que levou Spencer a desconfiar de que as micro-ondas geravam calor. 
a) Por que Spencer não teria sentido o calor? 

b) O que Spencer fez para testar a sua hipótese de que as micro-ondas geravam calor?

2.Explique como Spencer descobriu que o magnétron cozinhava os alimentos de dentro para fora.

3.Entre as frases a seguir, qual corresponde ao significado desta afirmação? “Diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.”

• Se fosse diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estaria em seu laboratório testando um magnétron.

• Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

• Embora fosse diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.
  
4.O texto lido faz parte de um livro no qual são apresentadas as invenções mais importantes realizadas até a data de sua publicação. Que características desse texto permitem identificá-lo como um verbete enciclopédico?


Comentários

  1. 1) a) pois ele não teria ficado de frente Magnetron

    B)primeiro colocou milho de pipoca e depois colocou um ovo

    2)ele percebeu que o seu chocolate havia derretido

    3)Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    4)uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    ResponderExcluir
  2. 1-A)Ele não sentiu o calor porque não ficou de frente para o magnétron.
    B)Ele comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo em pouco tempo depois, as pipocas estavam estourando para todos os lados.

    2-Ele colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno buraco na lateral, voltado para o magnétron e seu colega curioso resolveu olhar e foi vitima de uma explosão.

    3- Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    4-O texto é escrito de forma formal,conta de uma antiga descoberta,é para um público mais adulto etc.

    >Letícia Rocha Machado< >6º ano<

    ResponderExcluir
  3. 1) quando a barra de chocolate derreteu em seu bolso!

    A) porque ele não ficou de frente para o magnétron

    B) colocou um milho de frente com o magnétron

    2) colocou um ovo no magnétron

    3) como era diretor o 2° pontinho

    4) tem linguagem formal,é um texto informativo.

    Assinado:ramon henrique

    ResponderExcluir
  4. 1-a)Spencer não sentira calor porque não ficara de frente para o magnétron — recebendo, assim, apenas uma parcela da energia liberada pelas micro-ondas.

    b) Spencer comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo. Em poucos minutos, as pipocas estavam estourando para todos os lados.

    2-Spencer colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno buraco na lateral, voltado para o magnétron.

    3-Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    4-Que o text foi escrito,de caráter informativo e foi determinado de uma obra de referência.


    Nome:Êmilly nancy dos passos

    ResponderExcluir
  5. 1)a- porque não ficaria de frente para o magneto recebendo assim,apenas uma parcela da energia liberada pelas microondas

    B- comprou um milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo em poucos minutos as pipocas estavam estourando para os lados

    2)- ele descobriu através da experiência do ovo

    3)- embora fosse diretor de uma industria de sistema eletrónicos militares,horas depois ele estava em seu laboratório testando um magneto

    4)- a organização do texto.......

    ResponderExcluir
  6. a)pq ele não estava na frente do magnétron.

    b)colocou um milho no magnétron,e o milho estourou.

    2)o ovo que ele colocou cozinhou de dentro pra fora.

    3)Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares,horas depois estava em seu laboratório testando seu magnétron.

    4)eu acho que pelo título e o primeiro parágrafo.


    *Ana Júlia Evaristo*
    *enviei de novo pq o meu outro comentário foi incompleto rss*

    ResponderExcluir
  7. 1)
    A) Ele não estava de frente ao magnétron, assim só recebendo uma parcela de energia liberada por ele.

    B) Colocou milho de pipoca na frente para ver se o calor era capaz de estoura-lo.

    2) Spencer saiu de casa com uma barra de chocolate no bolso, no dia ele estava testando o magnétron em seu laboratório, em um certo momento decidiu comer a barra de chocolate e percebeu que ela teria derretido. Assim ele decidiu testar com outras coisas, e assim criar o micro-ondas de hoje em dia.

    3) Segundo pontinho: Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    4) Ele é um texto informativo, que geralmente são procurados em enciclopédias, eles procuram informar curiosidades, histórias sobre criações, e muito mais..

    //Laura Caroline De Souza Saia//

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei de ler este texto porque aprendi como o micro onda foi inventado e a sua importância
    Pedro Emanuel

    ResponderExcluir
  9. 1)a)Ele não ficou próximo as micro-ondas

    b)Ele comprou um milho de pipoca e colocou ele na frente do magnetron e em poucos minutos havia pipocas estourando pra todos os lados

    2)Ele colocou um ovo cru dentro de um pote pequeno com um buraco na lateral e seu colega curioso foi ver o que tinha lá dentro e então ele sofreu uma esplosão e espencer descubriu oque tinha acontecido

    3)A terceira frase


    4)Com as datas informativas com as frases sobre as micro-ondas e o magnetron

    ResponderExcluir
  10. 1 a) Porque ele não estava enfrente ao aparelho, assim ele só sentia pequena parte das energias liberadas pelo aparelho.
    b) Ele colocou um ovo dentro de um pote com um buraco lateral para ver se o ovo cozinhava.
    2 Quando pois o ovo no aparelho seu colega quis ir ver oque iria acontecer e ele foi vítima de um acidente, o ovo espirrou em seu rosto, assim Spencer descobriu que a comida cozinhava de dentro para fora.
    3 Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.
    4 Por ser um texto informativo, destinado a falar sobre seu assunto e por obter linguagem formal.

    Bianca 6°ano.

    ResponderExcluir
  11. 1-a) Poque ele não ficava na frente para o magnétron.

    b) Ele comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo. Em poucos minutos, as pipocas estavam estourando para todos os lados.


    2- Ele colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno buraco na lateral, voltado para o magnétron.

    3- • Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.

    4- Micro-ondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência, como as de rádio. Em 1939, o físico americano Albert Wallace Hull (1880-1966) desenvolveu o magnétron, um equipamento gerador de micro-ondas para radares de longo alcance.

    Nome: Beatriz Silva Mendes
    Serie : 6ºano

    ResponderExcluir
  12. Ana Júlia Candela16/8/17 4:25 PM

    1-a)porque ele supoz que o chocolate teria ficado próximo ao Magneton

    b) Ele fez uma experiência

    2-porque ele colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno furo na lateral, aí aconteceu um acidente. Ele que o ovo cozinhava de dentro para fora, e a casca quebrava, devido a pressão.

    3- O segundo pontinho

    4- Porque ele é um texto informativo.

    ResponderExcluir
  13. Interpretaçao

    1.a) Porque ele supôs que o chocolate teria ficado próximo do magnetrom.

    b) Ele fez uma experiência.

    2. Porque ele colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno furo na lateral, ai aconteceu um acidente.Ai ele viu que o ovo cozinhava de dentro pra fora, e a casca quebrava devido a pressão.

    3. O segundo pontinho

    4. Porque ele é um texto informativo.

    ResponderExcluir
  14. Atividade complementar
    1.
    a)Porque ele não estava dentro do micro-ondas.
    b)colocou milho de pipoca dentro do micro-ondas.
    2.Porque o chocolate que estava dentro do seu bolso derreteu com o calor.
    3.Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.
    4.?

    ResponderExcluir
  15. 1)a)Spencer não sentira calor porque não ficara de frente para o magnétron — recebendo, assim, apenas uma parcela da energia liberada pelas micro-ondas.

    b)Spencer pegava materiais e ia testando posições diferentes, e vendo se o micro-ondas fazia o papel de um forno

    2)Ele descobriu assim que um de seus colegas abriram a caixa onde estava um ovo, fazendo com que a casca do ovo se estourasse, pelo fato da pressão.

    3) • Como era diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnétron.(segundo pontinho)

    4)A linguagem presente no texto é mais formal do que comentários que fazemos ao dia a dia, também por ter apenas uma personagem , no caso o narrador, sem uma outra pessoa para fazer perguntas, se houvesse tonaria o texto mais infantil

    -De Vitor Katzenellenbogen Teixeira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad