Pular para o conteúdo principal

Atividade suplementar - 7º ano




REPORTAGEM

           Márcia Barbosa, uma cientista deste século
             
         Sayonara Salvioli 17 julho 2013 A ciência parece dar ideia de algo sempre distante. Todos têm na cabeça mitos como Albert Einstein, Thomas Alva Edison, Marie Curie... Esses ícones parecem guardar uma imagem quase sobre-humana. Seus nomes lembram uma ciência em seu sentido mais revolucionário e amplo. Mas, na verdade, as descobertas científicas – até mesmo de 400 ou 100 anos atrás – estão bem mais próximas do presente do que podem parecer. A Teoria da Relatividade, do genial Einstein, tem aplicação na calibragem dos satélites de GPS, por exemplo. De forma ainda mais palpável, há mulheres deste tempo fazendo importantes descobertas na Física, revelações que podem ajudar no combate a várias doenças. Uma dessas cientistas da atualidade é a física brasileira Márcia Barbosa – conhecida e premiada internacionalmente –, que dirige o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
             Perfil geral Márcia Barbosa possui a performance perfeita de uma cientista do século XXI e bem poderia personificar a sucessora (contemporânea) de ícones da ciência que permearam sua imaginação de criança. Mas como é bem real, ela estudou muito e se dedicou incansavelmente a complexas pesquisas no âmbito, desde cedo. E a cientista destaca: “Tenho a minha formação – do primeiro ano primário ao doutorado – no ensino público brasileiro”. Com a progressão dos estudos e o avanço de suas conquistas na carreira, a física atuou em diversos cargos representativos, como na Coordenação do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPQ. Atualmente, além de comandar o Instituto de Física da UFRGS, ela é vice-presidente da International Union in Pure and Applied Physics e conselheira da Sociedade Brasileira de Física e American Physical Society. A cientista também participa do corpo editorial de uma série de publicações internacionais, como o Journal of Chemical Physics.
             A conquista do Prêmio L’Oréal-Unesco Em março deste ano, Márcia Barbosa esteve em Paris recebendo o famoso Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência. A conquista foi um reconhecimento ao seu estudo precursor sobre as particularidades da água. A pesquisa
da cientista brasileira é altamente significativa e promissora, já que esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças.
             A premiação, que teve em 2013 a sua 15a edição, destaca e promove mulheres pioneiras nas Ciências. [...]
             A cientista explica o fenômeno da sua descoberta O estudo de sucesso de Márcia Barbosa começou com a análise do DNA para fins curativos. Porém, durante as pesquisas, a física percebeu que o comportamento diferente das moléculas de água merecia mais atenção. [...] A física detalha: “A água está presente em todos os sistemas vivos, em particular ao redor das proteínas. O funcionamento incorreto das proteínas, ou seja, o seu dobramento incorreto leva a doenças degenerativas, por exemplo, certos tipos de Parkinson, Alzheimer e certos tipos de diabetes”.
             Representante das mulheres na Ciência Antes de ganhar o prêmio L’Oréal-Unesco, Márcia Barbosa já havia alcançado muitas conquistas e premiações, dentre as quais a Medalha Nicholson, da American Physical Society, como reconhecimento à sua atuação em prol das mulheres no campo da Física. Representante idealista da categoria feminina, a cientista traduz a atual participação da mulher no âmbito científico: “A Física é o último ‘Clube do Bolinha’. As mulheres são cerca de 15% do universo de físicos brasileiros, mas somos somente 5% dos físicos no ponto mais alto da carreira. A falta de mulheres particularmente em posições de destaque afasta as jovens”. E realça seu estímulo: “Precisamos promover mais mulheres, falar do trabalho que desempenham na ciência, ressaltando que para tanto não deixaram de ser mulheres em tudo que isto simboliza”.
             A inserção de uma física como Márcia Barbosa no contexto da ciência contemporânea projeta a pesquisa feminina no mundo, na imagem de uma mulher nova e ultradinâmica. Questionada sobre como a sua performance pode estimular mulheres – no mundo inteiro – ao engajamento científico, ela manifesta: “Curiosidade é a palavra mágica. Quando crianças somos curiosos. O ensino vai nos dizendo que questionar é falta de disciplina, que duvidar é crime e vamos perdendo essa maravilhosa sede de entender o mundo. Além disso, a sociedade nos diz que uma menina que entende de eletricidade não é sexy. Sobreviver a este genocídio do raciocínio crítico e divórcio entre física e o feminino é complicado, mas possível. Possível, porque com paixão tudo é possível”.

Disponível em: <https://br.mulher.yahoo.com/m-rcia-barbosa-uma-cientista-deste- seculo-122900920.html?page=all>. Publicado em 17 jul. 2013. Acesso em: 27 nov. 2014. (Fragmento).

Interpretação

1.Por qual pesquisa Márcia Barbosa obteve o prêmio L’Oréal-Unesco e por que essa pesquisa é importante?

2.Com base no site em que o texto foi publicado, explique o que levou a autora a escrever a reportagem.

3.Segundo Márcia Barbosa, o que é preciso para uma mulher se tornar cientista nos dias de hoje?

4.Releia este trecho. “Márcia Barbosa possui a performance perfeita de uma cientista do século XXI [...]"

•Que elementos a autora do texto utiliza para comprovar essa afirmação?



Comentários

  1. 1.as particularidades da água.poderia ajudar no tratamento de doenças.

    2.pois fala depois uma grande conquista de uma MULHER.

    3 elas diz quem as mulheres tem que ser mais "incentivadas".

    4.ela fala de sua formação acadêmica.

    ...Ricardo...


    ResponderExcluir
  2. ELá fez uma descoberta e pesquisa 1)sobre percursor e partículas da água, essa é entre todas as pesquisas são importantes pois elas podem salvar vidas como esse podemos saber o que está na água que bebemos e não prejudicamos a nossa saúde.
    2)Ele foi escrito para cientistas, ela quis compartilhar a sua discubertas com o outros e contar um pouco da sua caminhada.
    3)que mais mulheres precisam da ciência todas tem capacidade para isso só precisa de paixão
    4)ela usa as datas para essa comprovação a data de século 21.
    Aluna:Vitoria helena

    ResponderExcluir
  3. Gabriel Ferreira14/8/17 3:25 PM

    1.Por qual pesquisa Márcia Barbosa obteve o prêmio L’Oréal-Unesco e por que essa pesquisa é importante? As particularidades da água

    2.Com base no site em que o texto foi publicado, explique o que levou a autora a escrever a reportagem. ela diz que quando era pequena ela era curiosa e decidiu fazer pesquisas

    3.Segundo Márcia Barbosa, o que é preciso para uma mulher se tornar cientista nos dias d de hoje?É difícil a mulher entrar para a física pois somente 15 porcento participa

    4.Releia este trecho. “Márcia Barbosa possui a performance perfeita de uma cientista do século XXI [...]" ele é curiosa isso motiva ela

    ResponderExcluir
  4. 1) Márcia Barbosa obteve o prêmio L’Oréal-Unesco pela sua precursora pesquisa sobre as particularidades da água. Essa pesquisa é importante porque esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças.

    2) Como o site utilizado na publicação, é direcionado as mulheres do Brasil, a autora decidiu realizar a reportagem para, mais uma vez demonstrar que as mulheres podem exercer quaisquer funções, pois infelizmente há até os dias de hoje um certo preconceito quanto a mulheres motoristas, cientistas entre outras funções-a sociedade nos diz que uma menina que entende de eletricidade não é sexy.-"Tá bom né..."

    3) Segundo Márcia o fundamental para que uma mulher se torne cientista nos dias de hoje, é a curiosidade "Curiosidade é a palavra mágica", embora a sociedade destrua isto.

    4) A autora utiliza para comprovar sua afirmação, elementos como a dedicação e Márcia aos estudos e as complicadas pesquisas que ela realizava tentando e até conseguindo solucionar grandes problemas. Assim ela poderia personificar, representar grandes cientistas.

    Respostas de Jefferson.

    ResponderExcluir
  5. 1) sobre as partículas das águas, ajuda em mais pesquisas.
    2) informar que a novas pesquisas, para física e para cura de doenças.
    3)"estudar incansavelmente e se dedicar"
    4) seus estudos.

    ResponderExcluir
  6. 1) A conquista foi um reconhecimento ao seu estudo precursor sobre as particularidades da água. Essa pesquisa é importante porque esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças.

    2) O que levou ela escrevera entrevista foi divulgar o trabalho das mulheres no mundo científico.


    3) Para uma mulher se tornar cientista nos dias de hoje, ela precisa ser mais curiosa,precisam promover mais mulheres, falar do trabalho que desempenham na ciência, ressaltando que para tanto não deixaram de ser mulheres em tudo que isto simboliza.

    4) Ela estudou muito e se dedicou incansavelmente a complexas pesquisas no âmbito, desde cedo. E a cientista destaca: “Tenho a minha formação – do primeiro ano primário ao doutorado – no ensino público brasileiro”.


    Nome: Renan Rodrigues Lopes

    ResponderExcluir
  7. 1 sobre a evolução do humano e é importante pra ciência
    2 sobre o premio dela
    3 seu reconhecimento estudo e percurso
    4 a afirmação da autora

    abner faria de gusmão

    ResponderExcluir
  8. 1 - Márcia Barbosa foi premiada pela UNESCO pelo "estudo precursor sobre as particularidades da água". Nesse trabalho ela conta como que começou estudando algumas células de água e depois percebeu que algumas mereciam mais atenção e descobriu que a proteína se não usada corretamente pode dar doenças com diabetes Alzeilmer e Parkison.

    2- Mostrar para toda mulher o prêmio, falar sobre a descoberta, ou seja, promover o trabalho de Márcia, e encorajar mulheres do mundo para serem físicas cientistas ou o que quiserem.

    3 - Muito esforço e estudo e dedicação.

    4 - A autora mostra Márcia como uma mulher moderna, que busca realizar os seus sonhos através da pesquisa e da ciência. Márcia, é a "cientista do século XXI, pois sempre estudou em escolas públicas, mostrou ao mundo que "física não é coisa de homem, pois as mulheres também tem lugar nesse espaço", ela conseguiu muitas conquistas e premiações. Ela encerra a reportagem dizendo: " A inserção de uma física como Márcia Barbosa no contexto da ciência contemporânea projeta a pesquisa feminina no mundo, na imagem de uma mulher nova e ultradinâmica." o que faz dela uma cientista do século XXI.

    Ana Beatriz Marins Pereira

    ResponderExcluir
  9. Resposta 1 : A conquista do Prêmio L’Oréal-Unesco Em março deste ano, Márcia Barbosa esteve em Paris recebendo o famoso Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência. A conquista foi um reconhecimento ao seu estudo precursor sobre as particularidades da água. é importante porque A pesquisa
    da cientista brasileira é altamente significativa e promissora, já que esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças. Porém, durante as pesquisas, a física percebeu que o comportamento diferente das moléculas de água merecia mais atenção. [...] A física detalha: “A água está presente em todos os sistemas vivos, em particular ao redor das proteínas. O funcionamento incorreto das proteínas, ou seja, o seu dobramento incorreto leva a doenças degenerativas, por exemplo, certos tipos de Parkinson, Alzheimer e certos tipos de diabetes”. RESPOSTA 2 : A Teoria da Relatividade, do genial Einstein, tem aplicação na calibragem dos satélites de GPS, por exemplo. De forma ainda mais palpável, há mulheres deste tempo fazendo importantes descobertas na Física, revelações que podem ajudar no combate a várias doenças. Uma dessas cientistas da atualidade é a física brasileira Márcia Barbosa – conhecida e premiada internacionalmente –, que dirige o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. RESPOSTA 3 :Curiosidade é a palavra mágica. Quando crianças somos curiosos. O ensino vai nos dizendo que questionar é falta de disciplina, que duvidar é crime e vamos perdendo essa maravilhosa sede de entender o mundo. Além disso, a sociedade nos diz que uma menina que entende de eletricidade não é sexy. Sobreviver a este genocídio do raciocínio crítico e divórcio entre física e o feminino é complicado, mas possível. Possível, porque com paixão tudo é possível”. RESPOSTA 4 :Perfil geral Márcia Barbosa possui a performance perfeita de uma cientista do século XXI e bem poderia personificar a sucessora (contemporânea) de ícones da ciência que permearam sua imaginação de criança. Mas como é bem real, ela estudou muito e se dedicou incansavelmente a complexas pesquisas no âmbito, desde cedo. E a cientista destaca: “Tenho a minha formação – do primeiro ano primário ao doutorado – no ensino público brasileiro”. GABRIELA MOURA.

    ResponderExcluir
  10. 1-Foi um um reconhecimento ao seu estudo sobre as particularidades da agua. A pesquisa da cientisa brasileira é altamente significativa e promissora , já que esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças.
    2-Pois o premio que ela ganhou foi de uma marca de shampoo feminino.
    3-Desempenho na ciencia.
    4-Ela ainda tem sua mente de criança.


    ASS: Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  11. 1.sobre as particularidades dá água/Nicholas

    ResponderExcluir
  12. 2.O contexto dá ciençia contemporânea projeta a pesquisa feminina no mundo/Nicholas

    ResponderExcluir
  13. 3.Sobre ter curiosidade e ter querer pela física e ciências/Nicholas

    ResponderExcluir
  14. 1. A conquista foi um reconhecimento ao seu estudo precursor sobre as particularidades da água. A pesquisa
    da cientista brasileira é altamente significativa e promissora, já que esclarece um mecanismo para o tratamento de doenças.

    2. O site fala sobre cientistas que são mulheres e tem recentes trabalhos e pesquisas feitas para ajudar a sociedade, e Márcia Barbosa foi uma cientista que ajudou a sociedade.

    3. A falta de mulheres particularmente em posições de destaque afasta as jovens”. E realça seu estímulo: “Precisamos promover mais mulheres, falar do trabalho que desempenham na ciência, ressaltando que para tanto não deixaram de ser mulheres em tudo que isto simboliza”. Questionada sobre como a sua performance pode estimular mulheres – no mundo inteiro – ao engajamento científico, ela manifesta: “Curiosidade é a palavra mágica.

    4. Ela usa como elemento fatos que realmente aconteceram, como as pesquisas de Márcia Barbosa, as pesquisas de Márcia Barbosa foram pesquisas de sucesso e por isso ela ficou conhecida e se tornou uma das cientistas mais completas da atualidade.



    Leonardo Vinícius de Sousa Emidio - 7° ano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad