Pular para o conteúdo principal

Atividade suplementar - 9º ano


Atividade - análise de imagem

  •  Analise atentamente a imagem abaixo e faça um comentário de no mínimo quatro linhas sobre a mesma.







Comentários

  1. As imagens estão mostrando que antes da internet existir as famílias se reuniam mais, conversavam mais, se interagiam mais do que nos dias de hoje. Com a tecnologia as pessoas estão se afastando uma das outras para navegar na internet, postar fotos nas redes sociais ao invés de rir, conversar com outras pessoas. A internet devia ser usada para ajudar nos estudos, e não estragar nossa vida social.

    Jhenifer Vilas Boas Andrade

    ResponderExcluir
  2. Antigamente a família era unida, tinha participação de todos, todos se comunicavam pessoalmente e falavam sobre assuntos do dia a dia. Hoje em dia a grande parte das famílias vivem no celular, computador e "esquecem" de se falar pessoalmente, elas vivem falando sobre vídeos que viram e não de como foi o seu dia, elas vivem dentro da dela de um celular e não na vida real.

    ResponderExcluir
  3. No passado era mais divertido e interativo, as crianças se divertiam mais bricavam mais na rua, ou em casa. Hoje em dia so pensam em ficar conectados na internet, sair com os amigos mais com a internet junto! O mundo tecnológico de hoje é muito eficiente, mais também se nao colocar limites ai não fica muito bom! Então resumico tudo o passado era bem melhor que hoje, pois se divirta era o que não faltava !

    ResponderExcluir
  4. A imagem mostra como a internet nos deixou afastados um dos outros. Antigamente sentar numa mesa com a família era rotina e acontecia todos os dias, ou talvez todos os finais de semana. Hoje, virou raridade, uma família unida recebe elogios, ou, são olhados de uma forma diferente, como se aquilo não fosse normal. Devemos ser cuidadosos com esses assuntos e também atenciosos.
    Thaynara.

    ResponderExcluir
  5. Essa imagem é bem impactante e bem realista. Antigamente todos tinham um bom relacionamento com seus pais e suas famílias, agora, com os celulares e redes sociais, tudo mudou. As pessoas acham que se curtir as fotos do tio que mora longe, já estao fazendo sua parte, mas nao é assim.

    Carina

    ResponderExcluir
  6. Antigamente as famílias eram mais unidas, sentavam se a mesa para conversar sobre seu dia. Hoje em dia devido a tecnologia, está difícil de encontrar famílias que deixam de lado os celulares e tablets, para ficarem mais juntos a sua família e de entes mais próximos.

    ResponderExcluir
  7. Ana Júlia Moura18/8/17 4:31 PM

    As imagens mostram a mudança com tempo e a triste realidade que nos rodeia. E também, fazendo uma crítica a população e o vício em seus celulares. Podemos ver uma família nos anos 70, ou seja, em uma época em que a tecnologia era algo desconhecido. E em seguida uma família nos dias de hoje, onde a tecnologia predomina. Assim, podemos perceber o quanto os aparelhos celulares nos afastam de tudo e todos, principalmente da nossa família que é muito importante, enquanto antigamente vivíamos unidos e tínhamos mais empatia pelo outro. Porém, hoje raramente encontramos pessoas carinhosas e cuidadosas conosco. Por isso temos muitas vezes que nos preocupar com o próximo e deixar a tecnologia de lado.

    Ana Júlia Ribeiro Moura

    ResponderExcluir
  8. Atualmente vemos o conceito de família ir por água abaixo quando se trata do relacionamento, da presença. Com as novas tecnologias, as preocupações estão sendo trocadas, deixando de lado o laço real que deve existir entre a família. Estamos prestando mais atenção nas telas, do que no que realmente acontece a nossa volta; não notamos o que acontece com as pessoas que estão dentro das nossas casas, os valores estão sendo invertidos. Precisamos recuperar o contato real e o amor entre as nossas famílias, porque só assim conseguiremos construir um mundo melhor para todos, inclusive de nossas futuras gerações.

    ResponderExcluir
  9. Ótimos comentários! Muito bem! 👏👍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad