COMO FAZER UMA DISSERTAÇÃO?
1. ESCREVO EM 1ª OU 3ª PESSOA?
A primeira pessoa (singular e plural) você pode usar em artigo de
opinião e até mesmo na carta argumentativa. A terceira pessoa é o mais
apropriado para redação dissertativa argumentativa, mas como você disse algumas
organizadoras de vestibulares ou concursos admitem o uso da primeira pessoa do
plural. Na dúvida procure ser imparcial, veja:
EXEMPLO:
Nós precisamos de um país que invista no ser humano. [Alguns vestibulares e concursos aceitam]
As pessoas precisam de um país que invista no ser humano. [Todos os vestibulares e concursos aceitam]
Nós precisamos de um país que invista no ser humano. [Alguns vestibulares e concursos aceitam]
As pessoas precisam de um país que invista no ser humano. [Todos os vestibulares e concursos aceitam]
2. ESQUEMA DE UMA DISSERTAÇÃO
COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO?
INTRODUÇÃO:
- Devemos levar em consideração o tema da redação;
- Ele que apresenta ao leitor sobre o que falarei ao longo do meu texto;
- Ele traz a ideia central que você usará do desenvolvimento.
a) Conceituando algo
- definindo uma ideia, um processo, uma situação
“Violência é toda ação marginalizada que
atinge de forma verbal ou física o outro...”
b) Apresentando dados estatísticos sobre
o assunto dado pelo tema.
“No
mundo, segundo dados divulgados pela O.N.U (Organização das Nações Unidas)
cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no decorrer de
sua vida. Uma pesquisa realizada em 11 países mostra que 6% das mulheres no
Japão e 59% na Etiópia sofrem violência”.
Obs.: Não se esqueça de citar a fonte. A
primeira vez que colocar uma sigla em seu texto é preciso defini-la. Após a
primeira definição não será mais necessário repetir o processo.
c) Apresentar uma interrogativa ou uma
sequência de interrogativas.
No
Brasil, as mulheres sofrem cada vez mais com a violência doméstica. Por isso,
em 2006 entrou em vigor a Lei Maria da Penha que tem como objetivo punir os
agressores. Mas esta lei está sendo eficaz? Os agressores estão sofrendo
punições? O que é feito após a abertura do processo?
Obs.: Todas as perguntas devem ser
respondidas no argumento.
d) Contestando definições, citações ou
opiniões.
“Embora seja divulgado amplamente que a mulher
está conquistando espaços tipicamente masculinos, devemos olhar que nem sempre
isto se configura como realidade. Os cargos mais importantes das empresas ainda
são ocupados por homens. Elas também ainda recebem os menores salários, mesmo
ocupando posições iguais ou melhores dentro de empresas.
Obs.:
Não se esqueça de que tem que convencer o leitor do contrário.
e) Evidenciar argumentos em números.
“Nos
hospitais do Brasil mostra-se um cenário deprimente no qual, faltam leitos,
faltam materiais, faltam enfermeiros e principalmente, faltam médicos para
atender a toda a população carente que vai até os hospitais”.
(Obs.
No desenvolvimento você pode citar um ou todos)
f) Comparação - comparações históricas,
sociais, culturais.
A visão da morte para nossa cultura e a visão da morte em outras culturas – Como lidamos?
DESENVOLVIMENTO:
- Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição.
- O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.
CONCLUSÃO:
- A pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso? ”
- A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.
- Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
3. EXEMPLOS DE FRASES PARA O INÍCIO DA CONCLUSÃO:
Algumas frases que podem ajudar para iniciar a conclusão. Não
tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o
tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter
certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas
frases:
- Em virtude dos fatos mencionados …
- Por isso tudo …
- Levando-se em consideração esses aspectos …
- Dessa forma …
- Em vista dos argumentos apresentados …
- Dado o exposto …
- Tendo em vista os aspectos observados …
- Levando-se em conta o que foi observado …
- Em virtude do que foi mencionado …
- Por todos esses aspectos …
- Pela observação dos aspectos analisados …
- Portanto … / logo … / então …
Após a frase
inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:
- … é-se levado a acreditar que …
- … entende-se que …
- … conclui-se que …
- … percebe-se que …
- … resta aos homens …
- … é imprescindível que todos se conscientizem de que …
- … é preciso que …
- … é necessário que …
- … faz-se necessário que …
4. PRONOMES DEMONSTRATIVOS NA DISSERTAÇÃO:
Usos de este, esta, isto, esse, essa, isso na redação.
- Este, esta, isto:
Usa-se este, esta, isto, para referir-se a frase ou oração
posterior, ou seja, frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento
imediatamente anterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito.
Ex.: Atenção a estas palavras: O fumo é prejudicial à saúde. O fumo
é prejudicial à saúde. Esta deve ser preservada sempre, portanto não fume.
- Esse, essa, isso:
Usa-se esse, essa, isso, para referir-se a frase ou oração
anterior, ou seja, frase que já foi escrita.
Ex.: O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado
cientificamente.
Boa
produção!
Comentários
Postar um comentário