Pular para o conteúdo principal

Dicas de como fazer uma dissertação




COMO FAZER UMA DISSERTAÇÃO?

1.   ESCREVO EM 1ª OU 3ª PESSOA?
A primeira pessoa (singular e plural) você pode usar em artigo de opinião e até mesmo na carta argumentativa. A terceira pessoa é o mais apropriado para redação dissertativa argumentativa, mas como você disse algumas organizadoras de vestibulares ou concursos admitem o uso da primeira pessoa do plural. Na dúvida procure ser imparcial, veja:

EXEMPLO:

Nós precisamos de um país que invista no ser humano. [Alguns vestibulares e concursos aceitam]

As pessoas precisam de um país que invista no ser humano. [Todos os vestibulares e concursos aceitam]

2.  ESQUEMA DE UMA DISSERTAÇÃO

COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO?

INTRODUÇÃO:
  • Devemos levar em consideração o tema da redação;
  • Ele que apresenta ao leitor sobre o que falarei ao longo do meu texto;
  • Ele traz a ideia central que você usará do desenvolvimento.
a)     Conceituando algo - definindo uma ideia, um processo, uma situação

“Violência é toda ação marginalizada que atinge de forma verbal ou física o outro...”

b)     Apresentando dados estatísticos sobre o assunto dado pelo tema.

“No mundo, segundo dados divulgados pela O.N.U (Organização das Nações Unidas) cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no decorrer de sua vida. Uma pesquisa realizada em 11 países mostra que 6% das mulheres no Japão e 59% na Etiópia sofrem violência”.

Obs.: Não se esqueça de citar a fonte. A primeira vez que colocar uma sigla em seu texto é preciso defini-la. Após a primeira definição não será mais necessário repetir o processo.

c)     Apresentar uma interrogativa ou uma sequência de interrogativas.

No Brasil, as mulheres sofrem cada vez mais com a violência doméstica. Por isso, em 2006 entrou em vigor a Lei Maria da Penha que tem como objetivo punir os agressores. Mas esta lei está sendo eficaz? Os agressores estão sofrendo punições? O que é feito após a abertura do processo?

Obs.: Todas as perguntas devem ser respondidas no argumento.

d)     Contestando definições, citações ou opiniões.

“Embora seja divulgado amplamente que a mulher está conquistando espaços tipicamente masculinos, devemos olhar que nem sempre isto se configura como realidade. Os cargos mais importantes das empresas ainda são ocupados por homens. Elas também ainda recebem os menores salários, mesmo ocupando posições iguais ou melhores dentro de empresas.

Obs.: Não se esqueça de que tem que convencer o leitor do contrário.

e)     Evidenciar argumentos em números.

“Nos hospitais do Brasil mostra-se um cenário deprimente no qual, faltam leitos, faltam materiais, faltam enfermeiros e principalmente, faltam médicos para atender a toda a população carente que vai até os hospitais”.
(Obs. No desenvolvimento você pode citar um ou todos)

f)      Comparação - comparações históricas, sociais, culturais.

Ex.: A mulher na década de 60 e a mulher nos dias de hoje. 
        A visão da morte para nossa cultura e a visão da morte em outras culturas – Como lidamos?

DESENVOLVIMENTO:
  • Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição. 
  • O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

CONCLUSÃO:
  • A pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso? ”
  • A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.
  •  Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.

3.   EXEMPLOS DE FRASES PARA O INÍCIO DA CONCLUSÃO:

Algumas frases que podem ajudar para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
  • Em virtude dos fatos mencionados …
  • Por isso tudo …
  • Levando-se em consideração esses aspectos …
  • Dessa forma …
  • Em vista dos argumentos apresentados …
  • Dado o exposto …
  • Tendo em vista os aspectos observados …
  • Levando-se em conta o que foi observado …
  • Em virtude do que foi mencionado …
  • Por todos esses aspectos …
  • Pela observação dos aspectos analisados …
  • Portanto … / logo … / então …
Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:
  • … é-se levado a acreditar que …
  • … entende-se que …
  • … conclui-se que …
  • … percebe-se que …
  • … resta aos homens …
  • … é imprescindível que todos se conscientizem de que …
  • … é preciso que …
  • … é necessário que …
  • … faz-se necessário que …

4.   PRONOMES DEMONSTRATIVOS NA DISSERTAÇÃO:

Usos de este, esta, isto, esse, essa, isso na redação.
  • Este, esta, isto:
Usa-se este, esta, isto, para referir-se a frase ou oração posterior, ou seja, frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito.
Ex.: Atenção a estas palavras: O fumo é prejudicial à saúde. O fumo é prejudicial à saúde. Esta deve ser preservada sempre, portanto não fume. 
  • Esse, essa, isso:
Usa-se esse, essa, isso, para referir-se a frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita.
       Ex.: O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente.

Boa produção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...