Pular para o conteúdo principal

Exercícios de revisão 9º ano - Adjunto adnominal e adverbial



                  PRIMEIRA FOLHA DE EXERCÍCIOS

1. Destaque o adjunto adverbial das orações abaixo:

a) Pedro trabalhava em Goiânia.
b) Nós temos parentes no Recife.
c) Ricardo não trabalha hoje.
d) O aluno está escrevendo bem.

2. Relacione os adjuntos adverbiais às suas respectivas classificações:

a) ( ) Conversamos sobre a reunião.
b) ( ) Talvez seja melhor mudarmos a data do feriado.
c) ( ) Ela vive para os filhos.
d) ( ) Nós iremos ao casamento com certeza.
e) ( ) O poço secou com o calor.
I. Afirmação
II. Assunto
III. Causa
IV. Dúvida
V. Fim, finalidade

3. (FAU-2016) Na frase: “Para a realização das provas do concurso, chegamos NO ÔNIBUS DAS 7H.” A expressão destacada refere-se a:
a) ( ) Adjunto adverbial de meio.
b) ( ) Adjunto adverbial de tempo.
c) ( ) Adjunto adverbial de lugar.
d) ( ) Adjunto adverbial de modo.
e) ( ) Adjunto adverbial de meio e de tempo.

4. (Instituto Excelência-2017) O adjunto adverbial relaciona-se com a circunstância por ele expressa. Assinale a alternativa que indica a frase que contém um adjunto adverbial de causa:
a) ( ) Jamais duvide de Deus.
b) ( ) Mande a carta pelo correio.
c) ( ) Devido ao mau tempo, não saiu de casa.
d) ( ) Nenhuma das alternativas.

SEGUNDA FOLHA DE EXERCÍCIOS

1. Das alternativas que seguem, apenas uma não se encontra corretamente analisada quanto à sua estrutura sintática. Identifique-a:

a – (     ) Os animais fugiram do zoológico. (adjunto adverbial de lugar)
b – (     ) Os animais do zoológico fugiram. (adjunto adnominal)
c – (      ) Os alunos deixaram o colégio entusiasmados. (adjunto adnominal)
d – (      ) A garota chegou em casa apressadamente. (adjunto adverbial de modo)
e – (      ) O pai eufórico socorreu a criança. (adjunto adnominal)

2. As orações em evidência retratam termos que se encontram em evidência. Substitua-os por adjuntos adnominais:

a – Compramos um eletrodoméstico que não tem utilidade.
b – Uma pessoa que sempre diz mentiras não é digna de confiança.
c – Alguns alunos tinham uma letra que não se podia ler.
d – O assunto da reunião foi sobre as pessoas que não estavam presentes.
e – A recepção está repleta de pessoas que não têm paciência.

3. Analise as sentenças abaixo e marque com (A) a frase que possui um predicativo e com (B) a frase que apresenta um adjunto adnominal.
A) Predicativo
B) Adjunto adnominal
a – O garoto parecia assustado. (    )
b – O garoto assustado deixou o colégio. (   )  
c – Márcia continua aflita. (   )
d – Os alunos aflitos terminaram o simulado. (   )
e – O filho assustado abraçou a mãe. (    )

4. (U.E. Maringá)

O Brasil jovem está “curtindo” o vestibular.

Os termos destacados no período acima são, respectivamente:
a – (   ) adjunto adverbial e objeto direto
b – (   ) predicativo do sujeito e objeto direto
c – (    ) adjunto adnominal e complemento nominal
d – (    ) adjunto adnominal e objeto direto 
e – (     ) adjunto adverbial e predicativo do sujeito

5. Analise atentamente as orações que seguem, tendo em vista os termos em destaque e em seguida atenha-se ao que se pede:

O professor irritado deu uma advertência ao aluno.
Irritado, o professor deu uma advertência ao aluno.
O professor, irritado, deu uma advertência ao aluno.  
Em todos os enunciados, o termo “irritado” apresenta idêntica classificação morfológica? E sintática? Justifique-se.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad