Pular para o conteúdo principal

Exercícios de revisão 9º ano - Orações subordinadas


  • Queridos alunos, segue a lista de exercícios para revisão conforme combinado. Disponibilizei inúmeras atividades para que vocês possam praticar conforme desejarem. Abraços e bons estudos! 
          Obs.: Disponibilizarei o gabarito pelo whatsapp

EXERCÍCIOS: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS

01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva:
a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo.
b) o melhor era que ela falasse a verdade.
c) saiba que estudei muito para esta prova.
d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado.
e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho.

02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva:
a) a verdade é que eles não viram nada.
b) é indiscutível que tudo valeu a pena.
c) sabe-se que a notícia é verdadeira.
d) parece que tudo mudou agora que sou adulto.
e) acontece que ela mentiu sem necessidade.

03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta:
a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.)
b) o choque que a mãe levou fez com que saísse da letargia. (No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa.)
c) minha mãe, que é minha amiga, foi quem me ajudou. (No período, há uma oração subordinada adjetiva
restritiva.)
d) todos os tratamentos que fiz foram bons. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.)
e) “só sei que nada sei! ” (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva)

04. “Após a apresentação, o ministro tarso genro destacou ainda que a mudança no comportamento dos motoristas deve ocorrer a partir da conscientização dos brasileiros. É um ato de consciência dos cidadãos”.
a oração “que a mudança no comportamento dos motoristas” pode ser classificada como subordinada substantiva:
a) subjetiva
b) completiva nominal
c) objetiva indireta
d) predicativa
e) objetiva direta
05. Só não traz uma oração subordinada adjetiva a alternativa:

a) “o país que produziu alguns dos mais famosos mitos olímpicos e dionisíacos deste século…”
b) “… espaços para garantir os direitos mínimos que os seringueiros nunca haviam tido…”
c) “… seringueiros e índios, que sob sua influência se aliaram numa grande frente conhecida pelo nome de povos da floresta. ”
d) “… como achava que morreria em vão…”
e) “… suas ideias enfrentavam a oposição violenta dos latifundiários, dos madeireiros e dos grandes projetos agropecuários que vivem do desmatamento desordenado da Amazônia. ”

06. Na frase “As imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos”, a oração sublinhada pode ser classificada como oração:
a) subjetiva
b) completiva nominal
c) objetiva indireta
d) predicativa
e) objetiva direta

07. No trecho “Um se encarrega de comprar camarões“, a oração destacada é:
a) subordinada substantiva completiva nominal, reduzida de gerúndio.
b) subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo.
c) subordinada substantiva subjetiva, reduzida de gerúndio.
d) subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo.
e) subordinada substantiva apositiva, reduzida de infinitivo.

08. Leia a frase abaixo:
A verdade é que ele não passava de um impostor”.
Assinale a alternativa cuja oração destacada apresente a mesma classificação sintática da oração destacada acima.
a) só resta uma alternativa: encontrar o remédio.
b) tenho a impressão de estar sempre no mesmo lugar.
c) lembre-se de comprar todos os remédios.
d) nosso desejo era encontrares o teu caminho.
e) todos querem que você compareça.

09. Analise a oração abaixo:
“A maconha, que é tratada como algo sem consequências, é uma porta de entrada no mundo das drogas ilícitas. ”
Reconhecemos na oração destacada a palavra que cujo valor é um pronome relativo. Sendo assim é CORRETO afirmar que a oração em destaque é:
a) subordinada substantiva completiva nominal
b) subordinada adjetiva explicativa
c) subordinada adjetiva restritiva
d) subordinada substantiva apositiva
e) subordinada substantiva subjetiva

10. assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa
a) compreendemos que o ponto da lição era difícil.
b) uma boa medida é que se ande de camisa aqui dentro.
c) estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
d) era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para a realização do evento.
e) é de fato uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b) o choque que

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegr

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizad