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Como fazer um seminário?



COMO FAZER UM SEMINÁRIO?
O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.

ETAPAS PASSO A PASSO:
  • Levantamento de literatura sobre o tema, na Biblioteca, na Internet e outras fontes de informação;
  • Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;
  • Elaborar o trabalho escrito em grupo. É importante que o grupo tenha clareza, que não se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsável para sua confecção. Essa prática não funciona do ponto de vista do Seminário, porque ninguém terá a visão do todo, e isso será percebido pelo público presente;
  • Feito isso, seleciona-se o que é mais relevante para ser apresentado no Seminário, e designa-se quem fica com o quê;
  • A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, imagens, vídeos, mapas, etc.

A FORMA DE APRESENTAÇÃO É IMPORTANTE. PARA ISSO, DEVE-SE OBSERVAR:

  • O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;
  • A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;
  • Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide;
  • Mencionar as fontes e autores utilizados.

APRESENTAÇÃO:

A apresentação do Seminário é muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, é importante observar:
  • Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;
  • Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas;
  • Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;
  • Postura individual e em grupo – todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;
  • Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;
  • Saber posicionar-se frente ao público.

É IMPORTANTE OBSERVAR:

  • Direção do olhar;
  • Tom de voz;
  • Falar para todos os ouvintes;
  • Não ficar de costas para os ouvintes;
  • Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO:
  • Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;
  • Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;
  • Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:
– O assunto de minha exposição será….
– Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre…
  • Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma sequência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;
  • Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das ideias ali expostas. Ex.:
– Em resumo…
– Para concluir…
– Consideramos ao final que…
  • Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).
Fonte: Valentim
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA/RN CURSO DE PEDAGOGIA – NATAL (RN)

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