COMO FAZER UM SEMINÁRIO?
O seminário
é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais
expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado
assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se
necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral,
assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja
planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da
tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.
ETAPAS PASSO A PASSO:
- Levantamento de literatura sobre o tema, na Biblioteca, na Internet e outras fontes de informação;
- Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;
- Elaborar o trabalho escrito em grupo. É importante que o grupo tenha clareza, que não se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsável para sua confecção. Essa prática não funciona do ponto de vista do Seminário, porque ninguém terá a visão do todo, e isso será percebido pelo público presente;
- Feito isso, seleciona-se o que é mais relevante para ser apresentado no Seminário, e designa-se quem fica com o quê;
- A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, imagens, vídeos, mapas, etc.
A FORMA DE APRESENTAÇÃO É IMPORTANTE. PARA ISSO, DEVE-SE OBSERVAR:
- O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;
- A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;
- Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide;
- Mencionar as fontes e autores utilizados.
APRESENTAÇÃO:
A apresentação do Seminário é muito importante, uma
vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que
ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco)
sobre aquele tema, por isso, é importante observar:
- Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;
- Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas;
- Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;
- Postura individual e em grupo – todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;
- Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;
- Saber posicionar-se frente ao público.
É IMPORTANTE OBSERVAR:
- Direção do olhar;
- Tom de voz;
- Falar para todos os ouvintes;
- Não ficar de costas para os ouvintes;
- Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO:
- Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;
- Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;
- Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:
– O assunto de minha exposição será….
– Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre…
- Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma sequência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;
- Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das ideias ali expostas. Ex.:
– Em resumo…
– Para concluir…
– Consideramos ao final que…
- Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
NOTA: Sempre mencionar o(s)
autor(es) e as fontes citada(s).
Fonte: Valentim
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA/RN CURSO DE PEDAGOGIA – NATAL (RN)
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