Pular para o conteúdo principal

Diário emocional - Projeto para a vida



Um diário emocional pode ser feito ao escrever as emoções da forma como as sentimos. Podemos escrever todos os dias, caso seja necessário, ou quando precisarmos. O importante é que tenhamos consciência de que criar um diário emocional não serve somente para registrar as emoções negativas que possamos ter (ira, raiva, ansiedade) mas também as positivas (alegria, euforia, felicidade). Isso fará com que possamos nos conhecer mais profundamente e começar um bonito processo em direção à inteligência emocional.

“Ao registrar suas emoções, você irá liberá-las no papel e deixar que se ampliem em forma de tinta. Assim, vai adquirir uma nova perspectiva sobre o que sente e como deve agir”.

OS PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR UM DIÁRIO EMOCIONAL

Para criar um diário emocional é importante ter um caderno exclusivo para isso. Desse modo não perderemos nossas anotações em folhas soltas ou outros cadernos, e poderemos rever nossas emoções quando for necessário para analisá-las de uma perspectiva diferente.

Quando encontrarmos um caderno que nos inspire, é o momento de começar. Para isso é importante que saibamos que quando estamos escrevendo é necessário estar tranquilos, sem pressa e com privacidade. Assim será mais fácil perceber nossas emoções e escutar o que elas querem nos dizer.

Uma das maneiras possíveis de criar um diário emocional é a seguinte: desenhar quatro colunas que terão como título as palavras situação, emoção, resposta e sugestões.

Vejamos como funciona.

Situação
Emoção
Resposta
Sugestões
Falar em público
Medo
Ansiedade
Fuga
 Treinar muito
 Fortalecer a        autoconfiança

Esse é um exemplo de como, diante de uma situação como falar em público, uma pessoa irá explicar passo a passo como se sente, qual é a emoção que está experimentando, qual é a sua reação e quais as sugestões para resolver a situação.

Como é possível perceber, é uma forma esquemática, clara e objetiva de gerenciar as emoções. 

A GESTÃO EMOCIONAL NOS PROPORCIONA UM MAIOR BEM-ESTAR

Escrever em nosso diário emocional de maneira regrada nos ajudará a perceber em que áreas de nossas vidas geralmente temos mais dificuldades e qual é a emoção que mais se repete. É medo ou insegurança? Ter consciência disso nos permitirá rever nossas sugestões e colocá-las em prática e evitar que fiquem só no papel.

Criar um diário emocional nos permite estar cientes das emoções que mais nos afetam, aquelas que não sabemos como gerenciar e com as quais nos sentimos sempre perdidos. Graças a esta poderosa ferramenta de gestão emocional, você perceberá que, uma vez que tenha analisado e refletido sobre o que aconteceu, será inundado por um agradável sentimento de bem-estar.

Além disso, também podemos gerenciar as emoções positivas que sentimos. Desta forma, iremos concentrar nossa atenção em todo sentimento positivo que vivemos.

Vejamos outro exemplo.

Situação
Emoção
Resposta
Sugestões
 Conseguir uma
 promoção no              trabalho
        Alegria
      Relaxamento
     Compartilhar
  com outras pessoas

Agora você tem todas as ferramentas e até mesmo exemplos visuais para criar um diário das emoções que ajude e permita que você gerencie seu mundo emocional. No entanto, é importante ter em mente que não existe uma maneira melhor ou pior de fazê-lo. Você pode adicionar outras colunas caso julgue necessário ou remover uma que não sirva para suas emoções. É o seu diário emocional e ele deve ser adaptado a você. Os caminhos de criação são múltiplos.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/diario-emocional/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...