Pular para o conteúdo principal

Fake News


 

Adolescentes contra as Fake News

           Em meio ao fenômeno das notícias falsas é possível notar que não só adultos, mas também jovens, crianças e adolescentes caem nas armadilhas das tão conhecidas Fake News. Tendo as redes sociais como propagadoras, tais como Facebook, WhatsApp e Instagram, nosso cuidado deve ser minucioso para não atentarmos contra a veracidade ou falsidade das informações. O então chamado fenômeno, que mais é um desastre, faz-se responsabilidade de todos e não apenas dos que criam estas mentiras.
          Nos dias que correm, notamos em diversos campos o fenômeno das fakes, até mesmo nas eleições políticas, como o caso das presidenciais tanto estadunidense, quanto brasileira. Como estão em constante contato com as informações, os adolescentes de todo o mundo precisam estar atentos, pois num impulso e "sem querer", ao simples compartilhar de um link, mesmo que sem se dar conta, já contribui para a proliferação desse problema.
          Todos devem desconfiar do fato noticiado e não compartilhá-lo enquanto não for possível ter certeza de que ele é verdadeiro ou falso. Essa conscientização, porém, depende de cada pessoa que recebe e decide o que vai fazer com o material que está em suas mãos. Assim, desde pequenos, crianças e adolescentes precisam ser instruídos a identificar tais fraudes e combatê-las, com discernimento e criticidade. Quem possui maior conhecimento sobre o assunto deve alertar e orientar pessoas leigas no assunto.
Nenhum possuidor de tal conhecimento deve se calar diante desse fenômeno e é responsabilidade de todos espalhar o que realmente for notícia, o que realmente for verídico. Terá um bom futuro a nação que com a honra se preocupar, a educação aprimorar e a confiança disseminar. O nosso combate vem não como um desrespeito, como uma insolência ou como uma afronta, mas sim com a salvação da pouca verdade que ainda nos resta nessa sociedade.    

Autores: Jefferson, Renan e Felipe.


Combate às Fake News

É preciso incentivar crianças e adolescentes a ler

Sabe-se que no geral crianças e adolescentes não se interessam muito por notícias, mas quando leem algo mais chocante a euforia se faz presente e assim elas não conseguem discernir se a reportagem é falsa ou verdadeira.
Para combater a Fake News é preciso incentivar a leitura. Desse modo, disponibilizar livros em inúmeros locais pode promover o interesse de crianças e adolescentes. Deixar livros disponíveis e com fácil acesso em casa, escolas e locais públicos pode auxiliar na formação de leitores ativos, críticos e conscientes o que gera uma facilidade no momento de identificar uma Fake News. Mas bons livros têm o custo mais elevado, consequentemente, muitas pessoas não têm condições de comprar e assim seu direito à cultura e conhecimento de mundo fica prejudicado.
Uma atitude que pode ajudar na resolução desse problema é o governo diminuir a tributação sobre os livros e realizar campanhas de incentivo à leitura. Logo, crianças e adolescentes terão a oportunidade de se tornarem leitores ativos e críticos, em consequência, não serão enganados tão facilmente pelas Fake News.
                                              
                                        Autoras: Ana B. Pereira, Gabriela e Ana B. Gonçalves


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...