Pular para o conteúdo principal

Leitura do mês: Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica — Neil Gaiman

Mitologia Nórdica

por Neil Gaiman

  • Título original: Norse Mythology 
  • Gênero: Mitologia - Contos / Ficção Inglesa 
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de publicação: 2017
  • Tradução: Edmundo Barreiros
  • Número de páginas: 288 
  • Código ISBN: 978-85-510-0128-8

Diferente de Neil Gaiman, meu contato com a mitologia nórdica veio da minha paixão pelo personagem, da Marvel, Thor. Também não posso deixar de citar as séries e filmes Vikings que sempre ganharam minha atenção. Então, quando soube desse livro fiquei muito animada e quis logo ler.

No início da obra, Neil conta que é fascinado por mitologia nórdica desde muito pequeno e que seu interesse foi motivado pelos quadrinhos do Poderoso Thor. A partir daquele momento, a busca de Gaiman por essas histórias o levou a diferentes faces de seu herói.


Ragnarok por Johan Egerkrans

Neil Gaiman fez o possível para trazer os mitos da maneira mais sincera possível, transformando suas versões em prosa e poesia, mas também reconheceu que interferiu e colocou um pouco de sua criatividade nos contos. Desse modo, o que desvendamos neste livro é uma versão honesta sobre os principais mitos que envolvem a mitologia nórdica, contada sobre a perspectiva bem-humorada de Gaiman.

Apesar de episódicos, os contos possuem uma certa linearidade e estão ligados um ao outro. Neles aprendemos sobre: a criação do mundo, Odin - o Pai de Todos, Thor e como ele ganhou seu martelo (Mjölnir), as artimanhas e inteligência de Loki  até chegarmos no último conto, o temido Ragnarok: o destino final dos deuses.

Há críticas sobre o livro? Sim! Devido a contar uma história que já estava pronta. Então houve reclamações como: “ele só recontou os mitos nórdicos”, “eu esperava mais de Neil Gaiman”. No entanto, isso não diminui o mérito do autor e muito menos do livro, pois a missão de nos apresentar os mitos nórdicos, de uma forma simples e agradável, foi alcançada.

Inicialmente, lia um ou dois contos por dia. Depois, comecei a devorar. É fantástico como você passa a notar as influências desses mitos em outras histórias. A compreensão que você ganha ao conhecer essas lendas e sua narrativa agradável torna a leitura muito prazerosa.

Se você espera um caráter de romance ou profundidade da narrativa pode ficar um pouco descontente, visto que o livro é uma compilação de mitos contados de maneira informal. Mas, se por acaso você curte esse papo de mitologia e/ou tem curiosidade sobre o assunto tenho certeza de que vai apreciar demais o livro. Inclusive, a edição está linda, com capa dura e diagramação muito confortável. Fortemente recomendado!

Assim, para encerrar a resenha, nada melhor do que as palavras do próprio Neil Gaiman:

“Essa é a graça dos mitos. A diversão vem de contá-los você mesmo, algo que o encorajo veemente a fazer, leitor. Leia as histórias deste livro, depois se aproprie delas e, em uma noite gelada de inverno – ou em uma noite de verão  em que parece que o sol não vai se pôr nunca – conte a seus amigos o que aconteceu quando o martelo de Thor foi roubado, ou como Odin obteve o hidromel da poesia para os deuses…”


Odin, deus da sabedoria, da guerra e da morte

SINOPSE: Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki - filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.

Nota: 💛💛💛💛/ 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...