Pular para o conteúdo principal

Redação Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira


TEMA: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Segundo Sérgio Paganim, coordenador de Linguagens do Curso Anglo, o tema escolhido não foi algo surpreendente: "Não é daqueles fora da curva de apostas de professores e alunos. Não foi um tema inesperado."
 
"O tema é de grande importância e o estudante deve se atentar, principalmente, em debater o preconceito sofrido por quem passa por esses distúrbios"
 

"Esse é um tema absolutamente importante, realmente a sociedade brasileira trabalha a questão da saúde mental com muito preconceito e estigma, tanto no mercado do mercado de trabalho quanto toda a sociedade em comum. De fato, é um assunto absolutamente relevante e para o aluno argumentar bem é preciso que ele aborde, principalmente, sobre o preconceito que essas pessoas que possuem essas doenças sofrem", aponta Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH. 

"Acho que um ponto relevante é abordar o mercado de trabalho. Por exemplo, como algumas pessoas perdem os empregos, deixam de ser contratadas, são maltratadas por ter esses distúrbios, que muitas vezes, são considerados menos importantes do que os distúrbios físicos", indica o professor de redação.

Como o tema pode ser abordado na redação?

Para Sérgio Paganim, o tema escolhido possui vários aspectos envolvidos e que podem ser desenvolvidos no texto.

"O primeiro é o 'estigma', essa conotação negativa que a sociedade dá às doenças mentais, talvez muito ligado com o histórico de tratamento manicomial, também uma falta de informação e conhecimento das doenças mentais e uma associação ao afastamento, a sociedade sempre lidou com as doenças mentais como algo a parte, assim como os presidiários, passa a ser algo a parte da sociedade", explica o coordenador.

Assim como o professor Thiago Braga, Sérgio ressalta a importância de lembrar como as doenças mentais são minizadas na sociedade e como isso afasta ainda mais aqueles que sofrem com alguma doença psíquica.

"Isso traz consequências, o estigma pode também mostrar uma pouca visibilidade que a sociedade deixa de perceber a doença como algo relevante, algo que implica em poucas ações do estado para mitigar esse problema. As questões das doenças mentais também podem ser avaliadas em contraponto com as doenças físicas perceptíveis e, portanto, como nas doenças psíquicas como há um estigma de que se elas representam um problema de saúde ou de vontade", compara.

Sobre o repertório cultural, o Paganim relembra do filme "Coringa", lançado em 2019, que aborda as doenças mentais, além disso há a discussão sobre as portarias de saúde mental, em que o governo federal avalia a necessidade de revogá-las, assim como as opções de tratamento ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o agravamento das patologias psicológicas por conta da pandemia de Covid-19.

Para esse tema, o coordenador indica que há diversas opções de agentes de intervenção, tais como, o Estado, o Ministério da Sáude e o SUS, seja agindo para ampliar o atendimento ou criando políticas públicas de inclusão e, até mesmo, proporcionando mais informação para as novas gerações por meio da escola e campanhas. 

 

Fonte:https://querobolsa.com.br/

 

"Superar é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar para trás é perda de tempo. Passado, se fosse bom, era presente". 

- Clarice Lispector

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tema de redação - 6º ano

  Tema - Redes sociais: exposição ou intromissão?      Entendendo o tema             O tema levanta a seguinte questão: ao compartilhar comentários, fotos e vídeos você se expõe, se coloca em risco e se mostra através das redes sociais, desse modo, abre sua vida e intimidade a pessoas que, muitas vezes, são desconhecidas. Toda essa exposição pode gerar uma certa intromissão e facilitar a invasão de sua privacidade.    Sua redação deve conter:  Introdução Desenvolvimento Conclusão/ Solução    Número de linhas:   Mínimo 15   Máximo 30   Data de entrega: 02 de maio, terça-feira.  

Exercícios revisão orações subordinadas - 9º ano

  EXERCÍCIOS DE REVISÃO   ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS 01. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: a) falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. b) o melhor era que ela falasse a verdade. c) saiba que estudei muito para esta prova. d) fez três tentativas, que o deixaram arrasado. e) só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 02. Assinale a alternativa cuja oração não é subordinada substantiva subjetiva: a) a verdade é que eles não viram nada. b) é indiscutível que tudo valeu a pena. c) sabe-se que a notícia é verdadeira. d) parece que tudo mudou agora que sou adulto. e) acontece que ela mentiu sem necessidade. 03. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa correta: a) nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) b)...

Tema de redação 9º ano - Conto fantástico

    Proposta de redação - Conto fantástico  O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto de vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo: O Navio das Sombras É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Dev...

Tema de redação 6º ano - Conto Popular

    Proposta de redação - Conto popular O conto é um gênero do discurso narrativo. Sua configuração material é pouco extensa. Essa característica de síntese exige um número reduzido de personagens,  tempo e espaço econômicos e um número limitado de ações. O narrador constrói o ponto d e vista a partir do qual a historia será contada. O enredo estabelece um único conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poderá ou não ser solucionado. Com base na estrutura do conto mencionada acima, escreva uma continuação para o trecho do conto de Clarice Lispector:   Uma galinha Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anse io. Foi, pois, uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do t...

Plano de estudos - Classe gramatical: verbo (7º ano EF)

  PLANO DE ESTUDOS CLASSE GRAMATICAL: VERBO   Descrição: Neste roteiro, você estudará o verbo, aprenderá os conceitos de conjugação e modo verbal, além da estrutura do verbo, bem como verbos regulares e verbos irregulares.   Habilidades da BNCC:   EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.   EF07LP05: Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.   EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.   EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gra...