Phileas Fogg, um inglês pacato, calmo, metódico e solitário, cumpria todos os dias a mesma rotina. Misterioso, nunca compartilhava sua intimidade com ninguém. Mas tudo mudou quando apostou com alguns sócios do Reform Club metade de sua fortuna, afirmando que daria a volta ao mundo em 80 dias! Era o ano de 1872, e ele e seu novo criado, Passepartout, embarcaram em uma aventura que nenhum dos dois imaginava como seria o seu fim!
Um pouco sobre o autor:
Júlio Verne nasceu na cidade de Nantes, na França, em 8 de fevereiro de 1828. Aos 20 anos mudou-se para Paris a fim de concretizar o sonho do pai, que queria vê-lo advogado. Antes de terminar os estudos, realizou diversas viagens pelo Mediterrâneo, pelos países bálticos e pela América do Norte.
Durante sua fase de estudante, a maior parte do dinheiro que recebia do pai era gasta em livros: o sonho de ser escritor não o havia abandonado, a curiosidade que nutria pelas inovações e descobertas por que passava o mundo naquela época tornava-o sedento de informações. Ao se formar, viu que precisava decidir entre as leis e a escrita. Escolheu seguir sua vocação.
Em 1863, publicou Cinco semanas em um balão, livro que teve grande repercussão e rapidamente foi traduzido e publicado em toda a Europa. Hoje, Júlio Verne é considerado o pai da ficção científica, mestre da invenção e criador do romance geográfico e científico. O livro A volta ao mundo em oitenta dias foi publicado em 1872. O autor escreveu ainda outros títulos de sucesso, entre eles: Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra, A ilha misteriosa e O farol do fi m do mundo. Faleceu em 24 de março de 1905, em Amiens, França, deixando ao mundo uma extensa obra, que nos dá as grandes dimensões de sua capacidade criadora.
Comentários
Postar um comentário